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Coordenação de Atenção Comunitária e Voluntariado - CAC

 



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Histórico / Quem Somos

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A história do setor remonta ao final da década de 70 e início da década de 80, quando a Coordenação de Atenção Comunitária e Voluntariado (CACVOL) era ainda um Centro de Saúde Comunitária. Nesta época, as ações incluíam visitas às comunidades do Complexo da Maré, do Alemão e da Penha, e a equipe contava com profissionais de diversas áreas, como assistentes sociais, enfermeiras, médicos, psicólogos, sociólogos e agentes comunitários de saúde. Tais agentes eram formados no próprio setor, que preparava também líderes para atuar nas comunidades. O atendimento realizado pela equipe de saúde comunitária incluía encaminhamentos para consultas e exames, bem como a realização de dinâmicas de grupos, palestras e campanhas.

O perfil do setor começou a mudar devido a diversos fatores, tais como o acirramento da violência urbana, o enfraquecimento dos movimentos populares (liderança comunitária e associações de moradores), a criação de Programas de Saúde da Família, o fortalecimento dos Conselhos Distritais e o surgimento de postos de saúde nas comunidades. A implantação do SUS no final da década de 80 e início da década de 90 também desempenhou papel crucial na reestruturação do setor.

Na década de 90, o setor começou a ganhar a configuração que hoje conhecemos. Novos perfis profissionais foram agregados ao trabalho, como pedagogos e estagiários. Diversos projetos foram criados e passaram a ser desenvolvidos junto aos usuários, seus familiares e funcionários do Hospital, expressando um compromisso com a difusão da informação, com a promoção do acolhimento e com o fomento da cidadania. Estes compromissos foram firmados na missão e nos objetivos do setor. O apoio ao trabalho desempenhado por outros serviços (em ações como campanhas, feiras e colóquios) foi também incorporado ao trabalho desenvolvido: as ações em parcerias tronaram-se uma marca do setor.

No final de 2005, deu-se a integração de um programa de voluntariado ao trabalho realizado no setor – em consonância com uma nova postura cidadã, difundida mundo afora na última década, com a inclusão do indivíduo no projeto de alteração da realidade. O alinhamento com os princípios da Política Nacional de Humanização também foi fundamental para a criação da nova identidade do setor, então batizado CACVOL.

Missão
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Atender, com qualidade, os usuários, seus familiares e os funcionários do HFB, auxiliando na recuperação de pacientes e levando acolhimento, atenção e, consequentemente, buscando diminuir o número de dias de internação e as reinternações.  

Objetivos
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- Desenvolver projetos e atividades de cunho social, pedagógico e humanizado para a saúde com os pacientes hospitalizados (adultos, crianças e familiares) ou em tratamento ambulatorial;

- Treinar e monitorar o trabalho dos voluntários nas clínicas médicas e ambulatoriais;

- Incentivar e avaliar a ação dos voluntários na Unidade;

- Apoiar integralmente as ações das diversas clínicas na assistência aos usuários;

- Promover intercâmbio comunitário no sentido de criar condições para o entendimento da importância do tipo de atendimento prestado pelo HFB por amplos setores da sociedade.

Visão de Futuro
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Criação de uma estrutura de suporte que possibilite governabilidade e autossustentabilidade aos projetos de cunho social e humanizado no atendimento integral aos usuários, evitando assim reinternações.

Funções e atividades
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A CAC desenvolve atividades nas seguintes áreas do Hospital:

 

Transplante Hepático;

Diálise;

Urologia;

Programa de Educação em Diabetes;

Creche;

Maternidade, entre outros.

Clínica e Ambulatório de Ortopedia;

Oncologia;

Clínica e Ambulatório de Pediatria;

Emergência Pediátrica;

Capedi – Centro de Atenção ao Pé Diabético;

UTI Neonatal;

Alojamento Conjunto ;

GADE – Grupo de Apoio ao Disrafismo Espinhal;

Grupo de Laringectomizados.

Conheça os Projetos

Equipe
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A equipe conta com funcionárias, estagiários e voluntários.

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Colaboradores
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Nosso Serviço conta com o apoio de várias empresas

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