HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

004/007/2003

Encontro de dermatologistas mostra cirurgias em tempo real



O 1º Encontro dos Cirurgiões Dermatológicos do Rio de Janeiro, realizado nos dias 4 e 5 de abril, foi um sucesso e terminou em grande estilo no Hospital Geral de Bonsucesso. Após o primeiro dia do evento, com aulas teóricas no hotel Rio Othon, os 170 médicos inscritos participaram das aulas transmitidas diretamente do Centro Cirúrgico do HGB, no segundo e último dia. Foram 9 cirurgias simultâneas, assistidas em tempo real de três auditórios diferentes, com comunicação direta entre os participantes e as equipes de cirurgia. Ao todo foram contabilizadas cerca de 30 operações.

"O evento foi muito esclarecedor e interativo. Foi bom poder tirar as dúvidas com os médicos direto do Centro Cirúrgico, no momento em que eles estavam operando", ressalta a médica residente Fernanda Sanches. A comunicação com os cirurgiões era feita através de um moderador com um microfone nos auditórios, que repassava as perguntas dos participantes. Pelo sistema de áudio ouvia-se tudo o que se falava na sala de cirurgia. "Eu tinha receio se o sistema funcionaria e não imaginava que o resultado seria tão positivo. Tirei muitas dúvidas e pude ver algumas cirurgias que nunca havia visto", revela a Dr.ª Paula Raso, que faz pós-graduação na Santa Casa da Misericórdia, no Rio.

Na parte da manhã foram demonstradas as abordagens cirúrgicas para lesões cutâneas de nariz. À tarde foram ministrados os cursos de preenchimento cutâneo, auto-enxertia de gordura, cirurgia de unha, tratamento de calosidades interdigitais, correção dos lóbulos auriculares e cirurgia micrográfica.

Coordenador comemora união da categoria

Satisfeito com o sucesso do evento, o coordenador geral do encontro, o cirurgião dermatológico Dr. Flávio Luz, disse que o diferencial foi a união do grupo, aliada ao espírito de solidariedade dos médicos para atender à população. "A dedicação de todos foi fundamental. Uma mostra disso foi que até os cirurgiões, os coordenadores e mesmo o presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia pagaram a inscrição. Todos tinham a certeza de estar construindo alguma coisa para a comunidade", conta Dr. Luz acredita, ainda, que o evento pode ser lembrado como um marco para a cirurgia dermatológica do Rio de Janeiro: "apesar de já existir há algum tempo, podemos dizer que este encontro é o início da integração da cirurgia dermatológica no estado".

O cirurgião Alexandre Ricciardi, que concluiu sua formação no HGB e hoje atua como colaborador voluntário do Serviço de Dermatologia na Unidade, destacou o sucesso provocado pela interatividade entre os participantes. Ele mesmo também pôde debater e colocar seu ponto de vista a respeito de algumas cirurgias. "Estas aulas em vídeo fazem parte de um processo inovador da cirurgia dermatológica – uma especialidade relativamente recente na Medicina, com cerca de 15 anos – pelo qual estamos buscando difundir cada fez mais suas técnicas", afirma o médico, que também é especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) – que apoia o evento – e pela Associação Médica Brasileira. Dr. Alexandre elogiou também a Direção do Hospital por abrir as portas para o evento. "Temos que agradecer ao Dr. Victor Grabois pelo espírito visionário ao colaborar com a realização desde encontro, que traz uma dinâmica muito grande ao ensino desta prática cirúrgica", conclui.

O Dr. Luciano Carlos Andrade, que integra a comissão organizadora e a equipe de cirurgiões, ressaltou a eficiência dos profissionais do Centro Cirúrgico do HGB. "Não podemos deixar de destacar o exemplo de profissionalismo e colaboração dado por toda a equipe do Centro Cirúrgico, capitaneada pela enfermeira Ciléa Santos, que teve um atuação marcante na organização das salas. Estão todos de parabéns, pois sem eles o sucesso do evento estaria comprometido", agradece. Ele sinaliza também que o bom resultado desta primeira edição irá refletir na realização de outros encontros. "Este deve ser apenas o ponto de partida para outros eventos como este, buscando contribuir cada vez mais para a formação profissional da nossa categoria". A Enfermeira-chefe do Centro Cirurgico, Ciléa Maria Pinto Santos agradeceu o elogio feito pelo Dr. Luciano e lembrou que o mais importante é a integração de toda a equipe, que participou ativamente do evento sem deixar de atender à rotina e às emergências. "Tivemos um pouco de sorte por só ter havido apenas uma cirurgia de emergência o dia inteiro, mas nossa equipe é bem preparada e não houve problemas", diz Ciléa.

Dr. Paulo Cotrim: profissionais mais qualificados

"A importância maior deste evento foi divulgar e aperfeiçoar as técnicas cirúrgicas da área dermatológica no Rio de Janeiro", destaca o Dr. Paulo Roberto Cotrim, chefe do Serviço de Dermatologia do HGB e integrante da comissão organizadora do encontro. Para o médico, as aulas beneficiaram tanto profissionais quanto pacientes: "os dermatologistas puderam ter uma visão mais ampla das modalidades cirúrgicas, que também são praticadas pelo HGB – que vem crescendo e se especializando cada vez mais nesta área, tendo realizado 3 mil cirurgias dermatológicas em 2002. Os pacientes também ganham, sendo atendidos por profissionais mais qualificados e capacitados". Dr. Cotrim lembra que este evento, de grandes proporções, é inédito na história do HGB e também para a Dermatologia fluminense. "Todas as faculdades de medicina estavam representadas aqui hoje e eles puderam ver de perto a seriedade do trabalho realizado pelo Hospital", comemora o médico. Professor da Universidade Federal Fluminense, Dr. Fernando Araújo elogiou o preparo da Unidade. "O Hospital está de parabéns, a estrutura do Centro Cirúrgico está muito bem equipada, tudo o que foi pedido foi atendido. O empenho dos profissionais também merece destaque. Não é qualquer hospital público que tem capacidade para receber um evento desse porte", afirma o professor.

Ousadia nas transmissões simultâneas

O responsável pela empresa Bio Vídeo – contratada para fazer a transmissão simultânea das cirurgias –, Arthur Rogrigues revela que esta foi a primeira vez em 15 anos de experiência que eles fizeram um número tão grande de transmissões. "O máximo que já fizemos foram seis. Desta vez, com nove cirurgias sendo passadas para três auditórios diferentes, o deslocamento da câmera foi muito maior, mas correu tudo bem", comemora Arthur, que também tem experiência com transmissões via satélite, microondas e Internet. Ele conta também a sua admiração com a receptividade dos profissionais do HGB, lembrando se tratar de um hospital público de grande porte. "Em um hospital tão grande como este, com Emergência aberta à população e uma atuação sempre intensa, pensávamos encontrar maiores dificuldades para concluir nosso trabalho. Pelo contrário, só temos a agradecer a compreensão de todos que nos ajudaram, desde a Zeladoria à Direção", comemora Arthur. "Seria muito bom se tivéssemos sempre este mesmo tratamento durante as montagem e operação dos nossos equipamentos em outros hospitais", completa.

Voltar

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

05/04/2019 - NOTA ABERTA À POPULAÇÃO

30/11/2018 - PREOCUPAÇÃO COM A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

09/11/2018 - DOAÇÃO DE SANGUE NO HFB

09/11/2018 - Novembro Azul conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata.

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
349658 visitantes