HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

005/19/2006

Conselho Distrital de Saúde toma posse no HGB

Por Ana Elisa Moraes

Em assembléia ordinária dos Conselhos Distritais de Saúde (CODS) da Área Programática (AP) 3.1, realizada no HGB, no dia 17 de maio, foi empossada a nova comissão executiva do CODS AP 3.1., do biênio 2006-2007. Na data, também foi apresentado o Programa de Atendimento Domiciliar (PAD).

Maria de Fátima Gustavo Lopes assumiu a presidência do CODS, cuja função era ocupada por seu marido Nereu Lopes. Emocionada Fátima, como é mais conhecida, agradeceu a todos os conselheiros e presidentes das Áreas Programáticas presentes pela confiança. Dr. Valcler Rangel, diretor-geral interino do HGB esteve na cerimônia e foi citado pela presidente como um amigo pelo trabalho dele como médico-sanitarista realizado na comunidade.

A enfermeira e coordenadora do Ministério da Saúde, Ângela Ostritz, e a Secretaria Municipal de Saúde Dra. Guilhermina Maria Galvão também compareceram ao evento e explanaram sobre o PAD ou SAD, como é oficialmente chamado. “Considero esta, uma etapa brilhante do que vamos construir aqui. Há pessoas que acompanham este projeto desde 1997 e que foi concretizado agora em 2006”, declarou Dra. Guilhermina.

Ângela Ostritz explicou que o SAD foi possível graças à parceria do Ministério da Saúde (MS) que entrou com a contratação dos profissionais e pelo município com os medicamentos. “O Ministério responde e pela gerência do projeto e o município pela regulação dele”, disse.

Com a criação do SAD, todos os recursos dos quatro hospitais Paulinho Werneck, Getulio Vargas, Clementino Fraga Filho e o Hospital Geral de Bonsucesso que fazem parte deste Programa serão otimizados, “o que cada um faz e pode atender explicou Ângela”. Outro item destacado foi que a partir do SAD haverá um prontuário único para cada usuário e com isso, poderá ser traçado o perfil dele. “A dinâmica de trabalho do SAD vai identificar a necessidade do paciente e trabalhar em cima disso”, comentou Ângela. O evento também marcou uma homenagem da Fundação de Apoio e Ensino Bonsucesso (FASEB) a Nereu Lopes, onde foi apresentada a trajetória de Nereu e, que agora passa a ser ouvidor da Comissão Executiva do CODS. Dr. Valcler desejou muita sorte e força a atual equipe. “A luta do Nereu é uma luta que dá, está e vai dar certo”, ressaltou o diretor-interino. E salientou: “Quero reforçar o papel do CODS e dizer que estou à disposição para melhorar a saúde da população do Rio”.

Veja como passou a ser a Comissão Executiva do CODS AP-3. 1

Presidente: Maria de Fátima Gustavo Lopes

Vice-Presidente: Lulia de Misquita Barreto

1º Secretário: Sergio Clemente da Silva

2º Secretario: Nemese da Silva do Nascimento

1º Tesoureiro: Paulo Camargo Ferreira

2º Tesoureiro: Gilberto Souto da Silva

Ouvidoria: Nereu Lopes

Relatoria: Aisar Santana Matos

Suplentes Usuários:

Hercules Ferreira Mendes

Maria Pedro da Silva

Rosangela da Silva Neto

Eidimir Tiago de Souza

Suplentes Profissionais de Saúde:

Maria Eliana Gomes dos Santos

Luiz Marcos de Oliveira Wirt

Suplentes Gestores:

Selene Maria Rendeiro Bezerra

Geandro Ferreira Pinheiro

Ao final da cerimônia, a nova presidente do CODS fez a oração dos conselheiros e foi servido um coquetel. Mais informações sobre o Conselho Distrital de Saúde podem ser obtidas através do telefone 2260-0294 e sobre o HGB no SAD no Plantão HGB edição maio deste ano.

Voltar

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

05/04/2019 - NOTA ABERTA À POPULAÇÃO

30/11/2018 - PREOCUPAÇÃO COM A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

09/11/2018 - DOAÇÃO DE SANGUE NO HFB

09/11/2018 - Novembro Azul conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata.

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
304618 visitantes