HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

005/26/2006

CAC mostra atividades para universitários

Por Ana Elisa Moraes



Uma verdadeira aula, com direito a teoria e prática, foi o que aconteceu na apresentação da equipe de Pedagogia da Coordenação de Atenção Comunitária (CAC) e Voluntariado do HGB, na Semana de Educação da UniverCidade, na Ilha do Governador. A supervisora de Pedagogia da CAC, Patrícia Rodrigues, e estagiários do Serviço participaram, no dia 25, de uma oficina na instituição, onde o grupo foi convidado a mostrar os projetos desenvolvidos pela CAC.

A iniciativa do convite partiu da sugestão de uma das alunas da UniverCidade, Luana Figueiredo, para a professora e pedagoga, Marilena Patrício. Luana, embora seja estagiária da CAC há um mês, percebeu a importância do trabalho e aproveitou a data para divulgá-lo aos colegas de curso.

O encontro durou mais de duas horas, mas o tempo nada significou para os estudantes das três turmas que aprovaram a explanação. Foram exibidos slides sobre a Biblioteca Viva, o Teatro de Fantoche, o Colorindo Consultas e o Voluntariado do HGB. Durante a demonstração prática, houve integração com os alunos. “A receptividade foi tão boa que, inclusive, eles se interessaram em participar dos nossos projetos, seja na doação de materiais ou como voluntários”, comemorou a supervisora Patrícia Rodrigues.

Mirian Cristina Martins, também estagiária da CAC, disse que a princípio não sabia como seria a aceitação de adultos nas atividades, já que no HGB, são realizadas com crianças: “Os alunos participaram de tudo, foi muito bom”, comentou.

Emoção tomou conta da classe

Ainda na parte teórica da Biblioteca Viva, momentos de emoção. Rosa, uma das alunas, ficou comovida e interrompeu a explanação para contar sua experiência no tema. Quando era criança e teve problema de saúde precisou fazer hemodiálise. Uma pessoa, naquela ocasião, leu uma história para ela, no hospital onde estava e passou, por meio daquele gesto, segurança no tratamento.

“A Semana de Educação é um evento tradicional da UniverCidade, aqui na Ilha. Vamos agendar uma data para que o grupo faça mais uma apresentação, dessa vez, na unidade da Mangueira”, falou Marilena. “É um trabalho de generosidade, doação, com aspecto de responsabilidade social”, considerou a professora.

Voltar

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

05/04/2019 - NOTA ABERTA À POPULAÇÃO

30/11/2018 - PREOCUPAÇÃO COM A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

09/11/2018 - DOAÇÃO DE SANGUE NO HFB

09/11/2018 - Novembro Azul conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata.

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
304108 visitantes