HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

005/31/2006

Campanha do Ministério da Saúde pelo Parto Humanizado

Por Lou Fernandes



Com a deflagração da campanha pelo parto humanizado, lançada terça-feira, dia 30, pelo Ministério da Saúde, o Centro de Atenção à Saúde da Mulher da Criança e do Adolescente do HGB (CASMCA) apresenta os trabalhos que já vem realizando nesta linha de humanização, como: Grupo de Apoio à Gestante, Grupo de Avós, Apoio Incentivo e Promoção do Aleitamento Materno.

Grupo de Apoio à Gestante

O Grupo de Apoio é formado por uma equipe de multiprofissionais que estão à disposição das gestantes a fim de auxiliá-las em face de situações de maior complexidade, como as depressões gestacionais não diagnosticadas, os abortos provocados, o abandono de bebês na maternidade, a prematuridade, a morte materna, o infanticídio, entre outros temas. Como a Maternidade do HGB atende grávidas de alto risco - como hipertensão, diabetes, algumas são transplantadas - foi diagnosticado muitos casos de depressões pré-parto.

O Grupo de Apoio à Gestante nasceu para dar um maior e melhor conhecimento das experiências emocionais que incidem sobre a mulher e seu entorno ao longo de todo o ciclo gravídico-puerperal. A percepção, detecção, avaliação e encaminhamento eficaz, o mais a tempo possível, pode prevenir tanto os efeitos psíquicos e da doença mental que incide sobre a mulher/mãe neste período quanto suas conseqüências sobre o feto/bebê. “Uma escuta atenta do que a mulher tem a dizer mostra-se crucial neste momento e pode fazer toda a diferença”, destaca Eloisa Zen, psicóloga do HGB.

Grupo de Avós

São reuniões que acontecem regularmente com parentes de grávidas cujos bebês estão na UTI e UI. Foram idealizadas para estreitarem os vínculos entre as famílias, muitas delas desmanteladas. Além de incentivar o apoio da família à gestante, visto que seus bebês por estarem na UTI e na UI correm risco de vida, são prematuros e a mãe precisa de todo apoio da família para esta hora difícil.

Antes de visitar o bebê na UTI, prematuro, por exemplo, o grupo faz um trabalho de preparação para que eles entendam o que está acontecendo com seus netos e comecem a vir visitar e apoiar às mães. O resultado tem sido muito bom durante os três anos de existência num espaço público. De acordo com a psicóloga responsável pela coordenação do projeto, é muito raro isso ocorrer nos espaços privados. O grupo se reúne às quartas-feiras, às 15 horas, porque estes dias são destinados às visitas das avós.

Apoio, Incentivo e Promoção do Aleitamento Materno

Todos os dias um grupo multidisciplinar realiza visitas com esse objetivo. Assim tiram dúvidas e incentivam o aleitamento. Sobretudo, as nutricionistas que fazem questão de esclarecer para toda família que o leite da mãe deve ser o único alimento. Além disso, o Centro de Atenção à Saúde da Mulher da Criança e do Adolescente possui um alojamento para a mãe que já teve alta tem filho na UTI. “O objetivo é não afastá-la do bebê que ainda permanece internado e, dessa forma, a criança continuar a ser amamentada pela mãe”, ressalta Dra Célia Rossi Pereira, da coordenação do CASMCA.

Um pouco mais sobre o CASMCA

O Centro de Atenção à Saúde da Mulher da Criança e do Adolescente atende à gestante de alto risco. “Realizamos uma média de 300 partos ao mês de grávidas hipertensas, cardiopatas, transplantadas e com outras complicações. No ano de 2005, de 2.965 partos de alta complexidade, ocorreram sete óbitos. Uma marca considerada pequena para uma maternidade de alto risco”, conclui o chefe da Obstetrícia, Dr. Roberto Guimarães.

Voltar

21/04/2019 - INAUGURAÇÃO DE SERVIÇO

21/04/2019 - COLOCAÇÃO DE PRÓTESE FONATÓRIA

21/04/2019 - DIA DO OBSTETRA

21/04/2019 - AÇÃO INTEGRADA PARA HOSPITAIS FEDERAIS

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
336663 visitantes