HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

006/12/2006

Grupo Hospitalar Conceição apresenta modelo de Gestão

Por Lou Fernandes



O Grupo Hospitalar Conceição (GHC), de Porto Alegre, apresentou às chefias de serviço do HGB o seu modelo de gestão baseado em Linhas de Cuidado, implantado há três anos pelo Grupo. A visita, organizada pela Direção Geral Interina, é uma continuação da discussão que as chefias estão desenvolvendo a respeito de um novo modelo de gestão para o HGB. Participaram da apresentação o diretor-administrativo do GHO, Dr Gilberto Barrichello, o consultor José Maurício de Oliveira e a gerente de Internação do Hospital Cristo Redentor, que pertence ao GHO, Elisabeth Wartchow.

A apresentação foi divida em três momentos. No primeiro, Dr Barrichello contou o processo de mudança que passou o GHC, as dificuldades e os avanços. Parafraseando Santo Agostinho, ele lembrou que “há duas coisas intransponíveis: o ontem e o amanhã. Só é possível fazer no hoje”. O diretor-geral interino, Valcler Rangel, ressaltou que este encontro marca a continuidade das discussões. “Os funcionários estão interessados em buscar novos caminhos”, constata Dr. Valcler.

Já no segundo momento, o consultor José Maurício de Oliveira detalhou as mudanças que aconteceram na prática hospitalar, os vários modelos como os tecnológicos, onde o principal foco era a doença e seus procedimentos. “Havia uma hegemonia da doença e dos procedimentos”, destaca José Maurício. No modelo flexneriano, a organização é feita segundo as especialidades médicas. Além destes modelos, o Consultor exemplificou o modelo organizacional funcional. “Este tipo de ação é uma construção muito antiga e ainda é prevalente em nossa sociedade”, explicou José Maurício para, a seguir, mostrar o modelo implantado no Grupo Hospitalar Conceição que é baseado na Linha de Cuidado.

“Neste modelo, o foco é na pessoa”, destaca. Ele ressalta, no entanto, que a tecnologia não é negada, porém, a concepção de saúde é dada com um evento biológico, psicológico, cultural e social. “Buscamos exercer o conceito de integralidade”, conclui José Maurício de Oliveira.

Na terceira parte, a Dra Elisabeth Wartchow, médica de família, mostrou como esse modelo se desenvolve no Hospital Cristo Redentor, que possui cerca de 283 leitos e realiza uma média de 700 cirurgias e 8 mil atendimentos de ambulatório. Ela exemplificou a Linha de Cuidado que realiza com o usuário idoso, destacando que o trabalho é multiprofissional e horizontal, articulado com outros serviços do SUS. Algumas perguntas foram feitas e, pelo interesse, outros debates ainda acontecerão. Como ressaltou o diretor geral interino, Valcler Rangel, sinalizando que o assunto não se esgotou e que, no próximo encontro, será apresentado os indicadores do HGB, além de uma discussão sobre investimentos e suas prioridades.

Voltar

21/04/2019 - INAUGURAÇÃO DE SERVIÇO

21/04/2019 - COLOCAÇÃO DE PRÓTESE FONATÓRIA

21/04/2019 - DIA DO OBSTETRA

21/04/2019 - AÇÃO INTEGRADA PARA HOSPITAIS FEDERAIS

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
337109 visitantes