HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

006/27/2006

Dia Mundial do Diabético

Por Bárbara Coutinho

Dia 27 de junho é comemorado o Dia Internacional do Diabético. A data serve para conscientizar a população que o Diabetes é uma doença que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.

A doença é caracterizada pela falta de insulina no organismo. Quando essa substância não atua de forma eficaz, causa um aumento da taxa de glicose no sangue, permitindo que a doença se desenvolva. Ainda não há cura para o Diabetes, mas pode ser controlado através de remédios, dietas e atividades físicas. O mais importante para prevenir é manter uma dieta balanceada e atividade física regular.

Informação é importante: essa é a diretriz do tratamento feito no HGB

Algumas vezes, a falta de informação prejudica quem é portador da doença, por isso os usuários do HGB podem contar com o Programa de Educação de Diabetes, que realiza um trabalho de esclarecimento e conscientização sobre a doença, além do tratamento com uma equipe multiprofissional, que conta com endocrinologista, enfermeiro, nutricionista e assistente social.

Além dessa assistência, os usuários se reunem uma vez por mês para participarem de palestras organizadas pela Dra. Neuza Braga, chefe do Serviço de Endocrinologia, onde diversos temas relacionados à doença são abordados com orientações teóricas e práticas com a presença dos portadores da doença e seus familiares.

Também há o apoio da Associação dos Diabéticos, localizada no HGB, um grupo sem fins lucrativos que tem por objetivo informar e facilitar o tratamento da doença. De acordo com Ismael Bouças, tesoureiro da associação, cada associado paga uma mensalidade de três reais e esse dinheiro é revertido para a compra de insulina, que é repassada a preço de custo para os diabéticos.

Mais informações sobre o Programa de Educação em Diabetes do HGB pelo telefone 3977-9792.

Voltar

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

05/04/2019 - NOTA ABERTA À POPULAÇÃO

30/11/2018 - PREOCUPAÇÃO COM A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

09/11/2018 - DOAÇÃO DE SANGUE NO HFB

09/11/2018 - Novembro Azul conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata.

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
279283 visitantes