HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

007/005/2006

Residência Médica em Otorrinolaringologia é referência no Brasil

Por Thaís Martinelli



A Comissão de Ensino, Treinamento e Residência (CETR) da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), em outubro de 2005, finalizou uma avaliação dos serviços de residência e de estágio de todos os hospitais do país reconhecidos pela Associação. O trabalho foi iniciado em 2004 e contou com o apoio do presidente da Associação, Dr. José Victor Maniglia. O Hospital Geral de Bonsucesso recebeu conceito B nas avaliações e é o primeiro colocado no Rio de Janeiro Brasil e segundo no Brasil, na área de Otorrinolaringologia.

O HGB recebeu a visita da Comissão há 1 ano e meio e, neste período, foram feitas avaliações sobre a excelência do Serviço, a formação da residência, a qualificação do profissional, o índice de satisfação do residente, entre outras análises técnicas. Os estudos foram feitos em hospitais universitários, públicos e privados, e nenhuma Unidade obteve nota máxima.

No Rio de Janeiro, apenas três hospitais receberam conceito B: o Hospital Universitário Pedro Ernesto da Universidade Estadual, do Rio de Janeiro; o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro e o Hospital Geral de Bonsucesso do governo federal. Mesmo não sendo hospital universitário, na classificação geral, o HGB ficou com o melhor conceito no Brasil, apenas se igualando ao Hospital dos Servidores, em São Paulo.

A equipe do Serviço de Otorrinolaringologia do HGB conta com seis residentes no total: dois R1, dois R2 e dois R3. E anualmente, o Hospital dispõe de duas vagas para compor o quadro. Segundo o chefe do Serviço de Otorrinolaringologia do HGB, Dr. Heraclio Vilar Ramalho Cavalcanti, "este resultado coloca o HGB em evidência e demonstra excelência do Serviço. Estamos trabalhando para o reconhecimento de nosso trabalho. Além disso, o HGB se propõe a se tornar um Hospital de Ensino e a excelência do Hospital é especialmente calcada na formação de seus especialistas", disse o Dr. Heraclio, que está há 5 anos na chefia do serviço e há 30 anos no Hospital. Ele ressaltou ainda que "a residência projeta o Hospital".

Saiba mais sobre Residência

A Residência Médica no Brasil foi instituída pelo Decreto nº 80.281, de 05 de setembro de 1977, e se constitui em uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização, funcionando em Instituições de Saúde, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional, sendo considerada o "padrão ouro" da especialização médica.

Este mesmo decreto criou a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM). A expressão "Residência Médica" só pode ser empregada para programas que sejam credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica. O Programa de Residência Médica, cumprido integralmente dentro de uma determinada especialidade, confere ao Médico Residente o título de especialista. A Comissão Nacional de Residência Médica credencia todos os anos cerca de 20 mil vagas de Residência Médica em todo país. Estas vagas foram credenciadas para 2.550 programas, distribuídas em 415 Instituições de Saúde.

Clique aqui e veja as classificações:

Voltar

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

05/04/2019 - NOTA ABERTA À POPULAÇÃO

30/11/2018 - PREOCUPAÇÃO COM A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

09/11/2018 - DOAÇÃO DE SANGUE NO HFB

09/11/2018 - Novembro Azul conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata.

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
285365 visitantes