HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

008/009/2006

Saúde do trabalhador

Por Danielle Fernandes



De acordo com pesquisa realizada, em 2002, pela Previdência Social, de um total de mais de 380 mil acidentes de trabalho* registrados, mais de 320 mil classificam-se como típicos, mais de 46 mil como trajeto, e mais de 20 mil por doenças de trabalho. É importante lembrar, que o maior afastamento decorrente por doença é referente às Lesões por Esforço Repetitivo e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER/DORT). Diante de tais estatísticas, o Ministério da Saúde (MS), por meio das suas unidades próprias, vem trabalhando na implementação das atividades locais para assistir e reduzir esses números.

Neste contexto, justificam-se necessários os serviços de Saúde Trabalhador criados nas unidades de saúde federais, como no Hospital Geral de Bonsucesso (HGB), que se tornam fundamentais para que os hospitais previnam acidentes de trabalho entre seus funcionários e criem meios para melhorar o ambiente institucional. Conseqüentemente, isso torna os profissionais mais saudáveis, respeitados, motivados e produtivos.

Trabalho realizado no HGB

O HGB, através de sua Divisão de Recursos Humanos e a Direção da época, criou a Coordenação de Segurança e Saúde do Trabalhador (CSST), em 2003, com o objetivo de identificar, intervir, monitorar, prevenir agravos da saúde do trabalhador. Além disso, deve apoiar as equipes em relação às doenças ocupacionais dos trabalhadores assistidos pelo Hospital. A CSST é coordenada pelo Dr. Humberto Rocha.

O setor organiza atividades como ginástica laboral, palestras de esclarecimento sobre como prevenir os acidentes de trabalho, e o Programa "Dia da Pressão Arterial e Avaliação Nutricional", que é realizado mensalmente nas últimas quartas e quintas-feiras. Atualmente, também, está desenvolvendo o projeto de criação da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), que visa levantar os riscos no trabalho e sugerir soluções para a prevenção e a diminuição desses acidentes.

Data destaca a importância da segurança no trabalho

O Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, comemorado em 27 de julho, é uma data para destacar a importância da segurança no trabalho e de programas de qualidade de vida, que garantam a saúde do trabalhador das instituições do país. Este dia foi escolhido por ter sido quando o Ministro do Trabalho, na época, Júlio Barata, publicou, em 1972, as portarias 3.236 e 2.237, obrigando a existência de Serviço Especializado em Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) nas empresas com mais de 100 funcionários.

Um dos motivos que levou Júlio Barata a regularizar a medida foi a imagem negativa que o Brasil apresentava com relação aos acidentes de trabalho: quase 40% dos profissionais sofriam lesões, e 1,7 milhão de acidentes ocorriam por ano. Essa estatística levou o Brasil a sofrer uma grande pressão por parte do Banco Mundial, que ameaçou retirar qualquer empréstimo ao país se esse quadro permanecesse.

Hoje, 34 anos depois, segurança é sinônimo de qualidade para as empresas, e para este indicador estar positivo se torna indispensável a presença dos funcionários especializados em medicina do trabalho dentro das instituições. Cuidar da segurança, da saúde e da vida dos trabalhadores, através de técnicas e de um processo educativo, será o principal papel desses profissionais. Financeiramente, também é vantajosa essa opção, já que por outro lado é bom evitar gastos com processos, indenizações e tratamentos de saúde em casos que poderiam ter sido evitados.

Voltar

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

05/04/2019 - NOTA ABERTA À POPULAÇÃO

30/11/2018 - PREOCUPAÇÃO COM A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

09/11/2018 - DOAÇÃO DE SANGUE NO HFB

09/11/2018 - Novembro Azul conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata.

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
285308 visitantes