HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

11/08/2006

Residente do HGB é selecionado para estágio nos EUA

Por Ana Elisa Moraes



A única vaga oferecida para participar de um estágio de três meses em um dos maiores centros de referência internacional em Neurocirurgia foi conquistada por um residente (R3) do Serviço de Neurocirurgia do Hospital Geral de Bonsucesso.  Dr. Daniel Dutra Cavalcanti foi o vencedor do Concurso Nacional da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) em parceria com o Centro de Neurociências do Hospital de Saint Joseph em Phoenix, Arizona - EUA. 

 

O médico-residente deverá embarcar no início do setembro, mas já prepara sua mala para desenvolver seu Projeto de Pesquisa Aneurismas Não-Rotos: Avaliação Multifatorial dos Resultados no Barrow Neurological Institute (BNI), como é conhecido mundialmente o Centro.

 

No estágio, Dr. Daniel irá fazer uma análise dos riscos da microcirurgia vascular a clipagem cirúrgica e do tratamento endovascular de aneurismas não-rotos em prontuários de pacientes admitidos no BNI, no intervalo de janeiro de 2000 a janeiro de 2005, com diagnóstico deste tipo de doença.

 

“Para classificar o risco atribuído ao procedimento, vou levar em consideração fatores como: sexo, idade, localização e tamanho do aneurisma e comparar os dados aos existentes na literatura sobre o risco de sangramento desta patologia. Além disso, serão avaliados que tipos de tratamento, índice de complicação e de óbitos que eles tiveram”, justificou.

 

Concurso teve pré-requisito para inscrição

 

Para candidatar-se ao estágio, foi preciso estar cursando o terceiro, quarto ou quinto ano de residência credenciada pela SBN; ter sido aprovado em todas as provas anuais de avaliação; apresentar currículo detalhado; comprovar fluência oral e escrita em inglês, e apresentar projeto de estudo clínico ou experimental, a ser desenvolvido durante o período do estágio.

 

Poucos médicos-residentes do país puderam participar do concurso da Sociedade, devido aos pré-requisitos para a inscrição. “Dr. Daniel reunia todas as características e o indiquei para o concurso”, declarou o responsável técnico pelo Serviço de Neurocirurgia do HGB, Dr. José Antonio Damian Guasti, demosntrando sua satisfação com o resultado.

 

Um pouco mais sobre aneurismas

 

A ruptura do aneurisma pode ocorrer durante toda a vida, mas é mais freqüente a partir dos 40 anos. Muitas pessoas nascem com eles, como por exemplo, os cerebrais, os chamados aneurismas congênitos que podem aumentar e romper em qualquer época. Existem fatores de risco, como parentesco de sangue próximo ao de alguém que já teve aneurisma, principalmente irmãos. Outros fatores são: hipertensão arterial, dislipidemias (alteração do colesterol e triglicerídeos), doenças do colágeno, diabete mielitus (açúcar alto no sangue) e fumo.

 

A Clipagem cirúrgica é o método tradicional para tratamento da doença com exposição do cérebro para chegar ao vaso e, por conseguinte, ao aneurisma. Já o endovascular ou embolização por cateter, consiste em introduzir um cateter na artéria da região ignal (virilha) e através dele percorrer o caminho de um desses vasos até os cerebrais promovendo o bloqueio do aneurisma sem, portanto, abrir a cabeça do paciente.

Voltar

4/16/2014 - Alunos do CPOR doam sangue no HFB

4/9/2014 - Semana celebra os 10 anos da Humanização

4/9/2014 - Mutirão de Confissão no HFB

4/3/2014 - Pesquisa de satisfação no HFB

4/2/2014 - Evento em comemoração aos 10 anos da Política Nacional de Humanização

2/26/2014 - Guia Alimentar

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
256263 visitantes