HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

008/17/2006

Amamentação em foco

Por Danielle Fernandes

Com o slogan “Amamentação. Garantir este direito é responsabilidade de todos”, o Ministério da Saúde promove a Campanha em comemoração a Semana Mundial de Aleitamento Materno, marcada para a primeira semana do mês de agosto, no Brasil. Porém, durante todo o mês, unidades de saúde realizam eventos para discussão do tema com a sociedade e fazem distribuição de material informativo com a atriz Cássia Kiss, que é madrinha da Semana e conhecida defensora da amamentação.

Criada em 1992, a Semana envolve 120 países e conta com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). O objetivo é facilitar e fortalecer a mobilização social para a importância da amamentação.

Nestes anos, foram realizados vários avanços na área: o credenciamento e a habilitação de 336 estabelecimentos de saúde do SUS de todo o país como hospitais amigos da criança; a criação da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, hoje com 187 bancos e 29 postos de coleta; e a capacitação de profissionais de saúde de todos os Estados para ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.

Dados estatísticos

Segundo o Ministério da Saúde, no mundo todo, a cada ano, mais de 10 milhões de crianças com menos de cinco anos morrem de doenças que podem ser prevenidas e tratadas. Há várias intervenções preventivas e terapêuticas eficazes e de baixo custo que podem ajudar a reduzir o número de mortes entre crianças menores de cinco anos. A principal delas é o aleitamento materno exclusivo até os seis primeiros meses de vida do bebê, no mínimo, e que o leite materno continue na dieta até ao menos o primeiro ano de vida. Para a Sociedade Brasileira de Pediatria, o aleitamento materno exclusivo transfere à criança, além dos nutrientes, substâncias e células, que são anticorpos que as protegem de infecções.

Voltar

21/04/2019 - INAUGURAÇÃO DE SERVIÇO

21/04/2019 - COLOCAÇÃO DE PRÓTESE FONATÓRIA

21/04/2019 - DIA DO OBSTETRA

21/04/2019 - AÇÃO INTEGRADA PARA HOSPITAIS FEDERAIS

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
336649 visitantes