HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

008/21/2006

Transplante de fígado inédito

Por Danielle Fernandes



O Hospital Geral de Bonsucesso (HGB), unidade pública da rede federal, realizou mais um transplante de fígado inédito no Estado do Rio de Janeiro. A técnica conhecida como split liver, ou bipartição hepática, consiste em repartir o fígado de um doador cadáver e implantar em dois pacientes, geralmente uma criança e um adulto, salvando duas vidas ao mesmo tempo. A equipe do HGB fez a captação no Hospital da Posse com a nova modalidade e utilizou parte do órgão para transplantar uma menina de 6 anos que tinha hepatite fulminante e poderia morrer a qualquer momento sem a cirurgia. A outra parte do fígado foi oferecida para o Hospital do Fundão, cujo paciente era o segundo da fila.

“Com a escassez de doadores de órgãos e com o aumento da demanda para o transplante de fígado se fez necessário aplicação de técnicas cirúrgicas avançadas para viabilização e melhor aproveitamento dos fígados disponíveis, assim como fizemos”, destaca Dr. Alexandre Cerqueira, cirurgião da equipe. Segundo o médico, no Brasil, esta técnica só foi aplicada em torno de cinco vezes e esse aproveitamento aumenta em 20% o número de transplantes. A técnica foi realizada no dia 10 de agosto e a menina beneficiada no HGB passa bem e está internada na UTI Infantil do Hospital.

HGB é destaque em transplante de fígado

O Serviço de Transplante Hepático do HGB iniciou suas atividades em 2002 e já realizou até agosto deste ano 190 cirurgias, entre elas algumas modalidades inéditas no Rio e até no Brasil. Atualmente, o Hospital é o único no Estado que faz transplante de fígado infantil e um dos três centros no país que realiza esta cirurgia em crianças abaixo de 10 Kg. Além disso, o HGB se destacou no ano passado como o quarto hospital do país que mais fez transplante de fígado.

Voltar

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

05/04/2019 - NOTA ABERTA À POPULAÇÃO

30/11/2018 - PREOCUPAÇÃO COM A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

09/11/2018 - DOAÇÃO DE SANGUE NO HFB

09/11/2018 - Novembro Azul conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata.

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
304189 visitantes