HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

008/22/2006

15ª Semana Mundial de Aleitamento materno no HGB

Por Thaís Martinelli



Mais do que uma comemoração a 15ª Semana Mundial de Aleitamento Materno, o Seminário realizado no dia 17 de agosto, marcou o compromisso de efetivar a implantação de um Banco de Leite Humano no HGB. Com o tema “Os 25 anos do Código Internacional de Comercialização de Substitutos do Leite Materno”, o encontro foi aberto pelo Diretor Geral Interino, Dr. Valcler Rangel, que demonstrou total apoio na luta por investimentos para a realização do Banco de Leite Humano (BLH) no HGB e ressaltou a importância de ser discutido o assunto no Hospital.

O encontro aconteceu no auditório do Centro de Atenção à Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente (Prédio 2/ 6º andar) e contou com a presença dos profissionais do Hospital e convidados do Ministério da Saúde. A Coordenadora do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente (PAISMCA – SES), Eliana Calazans, ressaltou que o leite materno é uma medida preventiva de saúde pública e é eficaz.

Palestras motivam profissionais

Para apresentar o Código Internacional, que foi tema do evento, a nutricionista da Vigilância Sanitária, Arlete Moreira, alertou os profissionais sobre o conhecimento desta lei. Com o objetivo de falar sobre a dificuldade da amamentação e incentivar os profissionais nos cuidados do atendimento, a pediatra do HGB, professora do Departamento Materno-Infantil da UFF e doutora em Epidemiologia pelo IMS da UERJ, Dra. Cristina Ortiz, ministrou a palestra com o tema “A alimentação em situações especiais”.

Além disso, ela citou o artigo “Dez Passos para a Promoção e Proteção do Aleitamento Materno em Crianças Vulneráveis” (Spatz, 2004) e alertou que o pediatra tem o poder decisivo no passo de oferecer o leite humano ao recém-nascido. “Esvaziar a mama e oferecer o bico, para o prematuro fazer uma sucção não-nutritiva, é um estímulo importante à continuidade de produção de leite”, disse a médica. Ela mostrou ainda estatísticas sobre a “Prevalência de Aleitamento na alta HGB”, destacando como era feita a amamentação e o tipo de alimentação na alta hospitalar com prematuros com menos de 1,5 kg. “A amamentação tem um vínculo muito forte entre a mãe e o filho”, finalizou a pediatra.

Como oradora do evento e chefe da Neonatologia do HGB, a Dra. Maris Stella Seixas ressaltou que estão fazendo um levantamento sobre o aleitamento. “Espero uma melhora e buscamos sempre evoluir cada vez mais”, disse a Dra. Stella.

Convidados participam da mesa-redonda

Após as apresentações, foi organizada uma mesa-redonda para discutir a importância do Banco de Leite Humano no HGB. Os seguintes profissionais participaram da mesa: a responsável pelo Desenvolvimento Técnico e Científico do Serviço de Neonatologia do HGB, doutora em ciências e pesquisadora do IFF – Fiocruz, Dra. Rosane Reis de Melo; o Epidemiologista, doutor em microbiologia e representante da Rede Nacional de Bancos de Leite Humano, Dr. Franz Reis Novak; a diretora-adjunta do Departamento de Ações programáticas Estratégicas da Secretaria de Assistência à Saúde do MS e pediatra do Ministério da Saúde, Kátia Ratto e o diretor-geral do HGB, Dr. Valcler Rangel.

A Dra. Rosane apresentou os profissionais da mesa e em seguida, a Dra. Kátia colocou alguns tópicos sobre o BLH, tais como atuação técnica, rotinas e outras considerações. Para explicar como funciona o BLH, Dr. Franz citou o procedimento que deve ser feito para a implantação do Banco de Leite na Unidade, apresentou como e onde seria a área física, qual a necessidade de Recursos Humanos para o Banco, mostrou a planta de um BLH em São Paulo, entre outros. “A medicina o tempo todo é desafiada quando nascem bebês prematuros. Temos que descobrir formas de alimentar os bebês em qualquer situação, assim como aconteceu em Chicago, onde o menor bebê do mundo, pesando 243g, sobreviveu”, disse Dr. Franz, ressaltando a importância de se pensar em utensílios nutricionais para o futuro.

Agradecimentos e elogios ao trabalho da equipe envolvida

 O diretor-adjunto da Unidade, Dr. Marco Paulo Valeriano, parabenizou o trabalho dos profissionais envolvidos no Seminário e ressaltou que um serviço como o Banco de Leite é propício para o movimento de integração. “A área da pediatria está muito mais sensível a mudanças e a humanização é um movimento que tem que fazer parte do dia a dia”, disse Marco Paulo.

A chefe da Maternidade, Dra. Célia Rossi, falou sobre o projeto Hospital Amigo da Criança com o tema “HGB – amigo da criança, um sonho de todos” e resumiu o trabalho que vem sendo feito para que o HGB seja credenciado. “Desde 2000 o Hospital vem trabalhando para o programa e em 2001 ficamos mais envolvidos. Formamos comissões e semanalmente temos reuniões, mas verificamos que ainda faltam muitas coisas”, disse a Dra. Célia. Em seguida, ela apresentou fotos dos profissionais em serviço e encerrou com a frase “Somos seres humanos e estamos tentando acertar”. Segundo o Dr. Franz, se o HGB se tornar amigo da criança o primeiro passo será o Banco de Leite, pois os primeiros hospitais que foram credenciados já tinham o BLH.

No encerramento do Seminário, a Dra. Stella agradeceu aos palestrantes e debatedores que enriqueceram o evento, à Assessoria de Comunicação Social, que ajudou na criação e na materialização do projeto gráfico e à FASEB que ofereceu o coffee break no final do evento.

Voltar

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

05/04/2019 - NOTA ABERTA À POPULAÇÃO

30/11/2018 - PREOCUPAÇÃO COM A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

09/11/2018 - DOAÇÃO DE SANGUE NO HFB

09/11/2018 - Novembro Azul conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata.

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
304837 visitantes