HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

008/30/2006

Ministro da Saúde visita HGB

Por Danielle Fernandes



O Ministro da Saúde, José Agenor Álvares, visitou o Hospital Geral de Bonsucesso (HGB) no último dia 26 de agosto, para inaugurar o Berçário Virtual do HGB. A iniciativa é da Assessoria de Comunicação Social do Hospital e foi desenvolvida em parceria com a Divisão de Tecnologia da Informação. Este é o primeiro berçário virtual da rede pública no Rio de Janeiro, e atenderá os pacientes da Maternidade do HGB e permite que pais, familiares e amigos tenham acesso via Internet a primeira foto do bebê, como já acontece na rede privada.

 

Inicialmente, o ministro da Saúde visitou alguns serviços da Unidade acompanhado pela Direção do Hospital, chefes de Serviços e Clínicas e demais profissionais do HGB. Os setores foram: Centro de Imagens (Radiologia e Hemodinâmica), Nefrologia (Hemodiálise e Unidade de Transplante Renal), Cardiologia (Unidade Coronariana e Curta Permanência), UTI Infantil e Emergência. Também estavam presentes no evento: o assessor especial do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro, Dr. José Noronha; o diretor do Hospital dos Servidores, Dr. Leslie de Albuquerque Aloan; e a diretora do Instituto Nacional de Cardiologia Laranjeiras, Dra. Regina Xavier.

 

Visita a setores

Algumas questões foram levantadas para o Ministro durante a passagem pelos setores, entre elas: os exames de alta complexidade realizados como angioplastia e cateterismo, a implantação do Protocolo de Atendimento Dor Torácica, o funcionamento da Hemodiálise durante 24 horas, a eficiência das Unidades de Transplante Renal e Coronariana e a UTI Infantil. Além disto, foram discutidas soluções para superlotação da Emergência.

Dr. Agenor Álvares afirmou ter gostado de estar nos setores do HGB e poder ver de perto o bom trabalho, que está sendo desenvolvido por esta gestão interina, para garantir a continuidade da assistência de qualidade. Além disso, ressaltou a importância do Conselho de Gestão Participativa e se comprometeu a buscar soluções definitivas para reivindicações feitas pelas chefias durante o encontro. O Ministro também elogiou o desempenho da atividade de transplantes na Unidade, parabenizando em especial a equipe de Transplante de Fígado pela cirurgia inédita realizada no início deste mês.

Inauguração do Berçário Virtual

A Assessoria de Comunicação Social do HGB fez uma apresentação de como acessar o Berçário Virtual e explicou todas as formas de pesquisa. Além disso, a assessora-chefe de Comunicação Social, Lou Fernandes, falou da importância deste projeto para as mães e da possibilidade de inclusão de informações úteis no link do Berçário, como dicas de amamentação e a cartela básica de vacinação.

Saiba como é a logística do trabalho - Para que o recém-nascido tenha sua foto publicada no site do hospital (www.hgb.rj.saude.gov.br/bercario), a mãe deve assinar uma autorização de inserção da foto. A fotografia ficará disponível para pesquisa através data de nascimento, do nome da criança ou pelo nome da mãe. O serviço é gratuito e não é obrigatório. Todas as manhãs, uma funcionária da ACS visitará as enfermarias para fotografar os bebês nascidos naquele dia, mantendo atualizado o álbum de fotos.

Maternidade de alto risco - A Maternidade do HGB é referência no Rio de Janeiro para atendimento à gestante de alto risco. Realiza uma média de 300 partos ao mês de grávidas hipertensas, cardiopatas, transplantadas e com outras complicações. No ano de 2005, foram realizados 2.965 partos de alta complexidade.

Voltar

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

05/04/2019 - NOTA ABERTA À POPULAÇÃO

30/11/2018 - PREOCUPAÇÃO COM A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

09/11/2018 - DOAÇÃO DE SANGUE NO HFB

09/11/2018 - Novembro Azul conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata.

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
349058 visitantes