HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

009/18/2006

Futebol pela Vida

Por Ana Elisa Moraes



Cada vez que a pessoa passa por uma cirurgia e, principalmente, por um transplante pensa que a partir dali tudo irá mudar drasticamente. Não poderá mais exercer determinadas atividades, como o esporte, por exemplo, ou ainda que deixará de trabalhar. Mas isso deve ser repensado. Transplantados adultos e crianças, profissionais de saúde, familiares, doadores e convidados mostraram que existe, e muito, vitalidade pós-transplante. A qualidade de vida pôde ser comprovada mais uma vez, no 2º Futebol dos Transplantados Hepáticos do Hospital Geral de Bonsucesso (HGB), realizada no último domingo, 17 de setembro, na Academia Rio Sport Center, na Barra.

A iniciativa do HGB contou com a presença de cerca de 150 pessoas, entre elas dos ex-jogadores de futebol Gonçalves, do Botafogo e da Seleção Brasileira, e Roberto Dinamite, do Vasco. Esta foi a segunda edição da campanha de incentivo à doação de órgãos: “A bola está com você – Doe Órgãos!”

Sensibilizado com a Campanha do HGB, Gonçalves declarou que “a iniciativa é maravilhosa e ajuda a melhorar a consciência da população brasileira. Indica o quanto é importante a participação do povo em colaborar para que outras pessoas tenham a vida prolongada”. Dinamite reforçou dizendo que se todos ajudassem a situação poderia estar melhor. “Sempre que puder estarei prestigiando o evento.

Primeira campanha do Hospital aconteceu em maio de 2004 com a 1ª Caminhada do Transplante Hepático do HGB, em Copacabana, e a segunda, no Centro Esportivo Waldir Pereira (Didi), no Recreio dos Bandeirantes, em maio do ano passado, quando foi realizada a primeira partida de futebol.

Unidade está quase na marca de 200 transplantes

O Hospital, até esta data, 18 de setembro, realizou 197 cirurgias em diferentes modalidades de transplante: adulto e pediátrico intervivos, de monosegmento, bipartição hepática, dominó e pediátrico reduzido. Durante o evento, exemplos de vida de usuários que passaram por cirurgias, algumas, inclusive inéditas. 

Francimar Ferreira Cavalcante Bastos teve hepatite fulminante e foi operada há 4 anos. “Não imaginava que eu fosse passar por uma cirurgia deste tipo. Tinha apenas 48 horas para ser transplantada ou minhas chances de continuar vivendo seriam mínimas. Depois de pouco mais de um ano da cirurgia, retornei ao trabalho”, disse Francimar.

Quem doa um órgão também retoma rapidamente as atividades. Robson Gonçalves dos Santos foi um dos doadores presentes ao futebol e mostrou o quanto ama seu filho Gustavo – o menino sofria de atresia biliar. “Doei parte do fígado ao Gustavo e um mês e meio depois do transplante já pude voltar ao trabalho”, comentou. 

Orgulhoso, o cirurgião e atual chefe da equipe, Lúcio Pacheco, ressaltou que “o resultado do Futebol é fruto da superação dos obstáculos de todos e que o HGB tem a mesma Medicina exercida em países como o Estados Unidos e outros da Europa”. E ainda acrescentou que a cada edição a Campanha fica melhor porque “queremos estimular a doação de órgãos”. Dr. José Manoel da Silva Gomes Martinho, outro cirurgião da equipe, lembrou da acolhida que receberam desde o primeiro transplante realizado em março de 2002 e que garante o sucesso das cirurgias.

O diretor-geral interino do HGB, Dr. Valcler Rangel, agradeceu a dedicação dos profissionais e os parabenizou: “Sou um admirador e apóio a equipe, que faz com que o trabalho continue cada vez melhor e que fazem disso a sua vida”.

Apesar do placar não ter sido favorável aos transplantados, eles e os doadores foram os grandes vitoriosos, conforme justificou o Dr. Lucio. O resultado final foi: de 2 x 0 , para os convidados que jogaram contra os médicos; 3 x 1, para os médicos contra os transplantados; 4 x 1, para médicos contra doadores e 4 x 1 para os doadores sobre os transplantados.

A partida recebeu o apoio das seguintes instituições ou empresas: Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), Associação Dohe Fígado, Fundação de Apoio e Ensino Bonsucesso (FASEB), Academia Rio Sport Center, Grupo Papão Animação de Festas, Viação Estrela Azul, Clínica São Vicente da Gávea, Unimed, Lecadô, Lang Spine e Ecomed.

Leia mais sobre a Campanha em nosso link noticias

Voltar

21/04/2019 - INAUGURAÇÃO DE SERVIÇO

21/04/2019 - COLOCAÇÃO DE PRÓTESE FONATÓRIA

21/04/2019 - DIA DO OBSTETRA

21/04/2019 - AÇÃO INTEGRADA PARA HOSPITAIS FEDERAIS

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
336669 visitantes