HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

009/25/2006

Saúde do Trabalhador cria grupo terapêutico

Por Danielle Fernandes

Com o objetivo de realizar mudanças de comportamento para melhor qualidade de vida dos trabalhadores do HGB, a Coordenação de Segurança e Saúde do Trabalhador (CSST) organizou a formação de grupos terapêuticos e operativos para discutir questões que diminuam os riscos ocupacionais e agravos na saúde do funcionário. Dentre os temas que serão abordados estão: riscos cardiovasculares, estresse e aposentadoria.

Este trabalho foi idealizado e planejado pela enfermeira do CSST, Terezinha Vivas, e faz parte do Projeto Cuidando de quem Cuida desenvolvido a partir do Programa de Promoção de Saúde. “Esta atividade é importante a medida que favorece a conscientização das pessoas, possibilitando mudanças, através da troca entre os profissionais”, conclui Terezinha. O grupo se reunirá semanalmente com sessões de 1 hora e meia com a coordenação de uma psicóloga.

Segundo a enfermeira da CSST, a idéia surgiu da necessidade de diminuir fatores de riscos que levaram os profissionais a se afastarem por doenças, por exemplo. Além disso, esta atividade se torna mais uma ferramenta de trabalho dos agravos detectados nos trabalhadores e uma forma de humanização. As outras iniciativas do Projeto Cuidando de quem Cuida são o “Dia da PA e da Avaliação Nutricional” e o “Espaço HGB Vida”. 

 

Saiba mais sobre a formação dos grupos

As atividades têm início neste dia 25 de setembro. Os interessados em participar devem se inscrever na Coordenação de Segurança e Saúde do Trabalhador (Prédio 4/ 2º andar), de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Para outras informações ligue para o ramal 9739. Os grupos se constituirão de acordo com os seguintes temas e focos principais no quadro a seguir.   

 

“Cuidando de quem Cuida” – fatores de riscos cardiovasculares (hipertensão arterial, sobrepeso) e osteomusculares

“Prevenindo o estresse” – interesse na prevenção ou risco de estresse

“Pensando na dependência química” – interesse em discutir drogas

“Preparando para aposentadoria” – abordagem de novas perspectivas de vida

“Ressignificando a sua vida laboral” – interesse em refletir seu dia a dia de trabalho

Três psicólogas irão coordenar os grupos, que terão abordagem de acordo com a teoria e técnica do psiquiatra e psicanalista francês, Enrique Pichon Rivière. Além de Terezinha Vivas que tem formação em Psicologia, Glória Maria Silva e Vera Lúcia Perre, ambas com formação em Psicoterapia de Grupo pela UERJ, serão as responsáveis pelos grupos.

As especialistas explicam o Projeto

Não basta identificar o problema e não intervir e não dar condições da pessoa mudar. Queremos ajuda-las a mudar o hábito alimentar e o estilo de vida, além de estimular a atividade física”, afirma Terezinha. Para Glória, psicóloga há 10 anos, é o momento do trabalhador pensar não só da saúde física, mas também na psíquica, que também faz parte do corpo (ser humano integral) e ajuda na prevenção e no tratamento da saúde da pessoa como um todo.

Segundo Vera, os grupos irão contribuir para a discussão de temas relevantes para a conscientização do profissional sobre sua doença ou até pode ajudar ele a saber como lidar com um problema de um colega de trabalho ou paciente. Enfim, esta é uma oportunidade dos profissionais pensarem um pouco em si mesmo, por isso, dê um passo para sua saúde e participe deste projeto!

Voltar

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

05/04/2019 - NOTA ABERTA À POPULAÇÃO

30/11/2018 - PREOCUPAÇÃO COM A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

09/11/2018 - DOAÇÃO DE SANGUE NO HFB

09/11/2018 - Novembro Azul conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata.

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
304523 visitantes