HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

009/29/2006

Unidade de Tratamento Intensivo faz 30 anos

Por Thaís Martinelli



No dia 30 de setembro, a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) adulto do HGB completou 30 anos. A inauguração da UTI teve como idealizador o Dr. Flávio de Carvalho, que foi o primeiro chefe do Serviço, junto com o assessor, Dr. José Carlos Diniz Gonçalves, em 1976.

Segundo o chefe da UTI, Dr. Antonio Carlos Pedroto Braga, o HGB tem uma UTI Geral, onde os casos mais freqüentes são de pacientes da Neurocirurgia, Cirurgia Geral, Pneumonia e outras deficiências respiratórias. A Unidade é uma clínica de apoio, que recebe pacientes críticos vindos das cirurgias e que, após a alta, voltam para as clínicas de origem.

A UTI, localizada no 2º andar do prédio Central, possui 10 leitos. Além disso, há um ano, a Unidade de Pacientes Graves (UPG), que fica na Emergência, está vinculada à UTI e possui sete leitos, totalizando 17 de terapia intensiva adulto no HGB. “Deixamos reservados dois leitos, sendo um para a Maternidade e outro para o Transplante”, disse o Dr. Pedroto, chefe da UTI desde março e funcionário do Hospital há 24 anos.

Além disso, o Serviço possui três aparelhos que ficam à disposição: Aparelho de gasometria, Ultra-som e Raio-X portátil e tem uma equipe composta por 28 médicos, 120 profissionais de Enfermagem – incluindo enfermeiros, auxiliares, técnicos e auxiliar operacional de serviços gerais – e quatro fisioterapeutas. “Com a chegada de novos médicos e da equipe de Fisioterapia, o grupo se mantém coeso e dedicado aos cuidados do paciente crítico do nosso hospital”, disse o chefe da UTI.

Segundo o médico, existem muitos projetos para qualificar cada vez mais o setor. “Nós queremos aumentar o quadro de fisioterapeutas e ampliar a carga horária, com profissionais todos os dias, durante 24 horas. Também voltamos à coleta de dados e começamos a refazer estatísticas, integrados com a Assessoria de Planejamento, e também temos um projeto de ampliação da UTI, disse.

O setor também é bem aparelhado, possui respiradores em todos os leitos e monitoração com equipamentos de primeira linha. Além disso, conta com o apoio do chefe substituto, Dr. Edson Henriques Pimenta, que está no HGB há 24 anos e há 5 anos no cargo atual. Segundo ele, com o avanço dos anos e com o aumento das inovações tecnológicas, o HGB foi se atualizando. Para ele, o empenho humano se faz muito importante no UTI, por ser um setor fechado, com restrições e devido ao perigo da propagação de infecção, no lidar com os pacientes críticos instáveis. “Os pacientes devem ser cuidados com muita atenção, carinho e com pessoas bem treinadas, o que conseguimos construir ao longo desses anos”, disse Dr. Edson.

Durante os 30 anos, algumas obras foram realizadas, tais como as destinadas ao posto de enfermagem e à disposição de leitos, dando mais capacidade de observação visual ao paciente. “Ao longo destes anos, 22 anos como médico do UTI, todo o resultado foi altamente gratificante e minha grande satisfação reside aqui, onde desenvolvi meu trabalho médico com empenho e dedicação”, disse o Dr. Edson, emocionado.

Desde a inauguração da UTI, muitos profissionais passaram pelo cargo de chefia, tais como: Dr. Flávio de Carvalho, Dr. Alfredo Brasil, Dra. Maria Inês Rebelo, Dr. Walter Cavaliere e Dr. Pedro Paulo Guerra. Dentre eles, dois estão completando 30 anos de HGB junto com o Serviço. São eles: Dr. Alfredo Brasil e Dr. Pedro Paulo Guerra.

Em comemoração ao aniversário da Unidade, houve uma confraternização no Serviço, com inauguração da placa dos 30 anos do CTI, culto religioso e homenagens aos funcionários. O aniversário foi lembrado na I Jornada de Terapia Intensiva, realizada nesta semana, no HGB e será comemorado também na 4ª Semana Científica da Unidade.

Voltar

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

05/04/2019 - NOTA ABERTA À POPULAÇÃO

30/11/2018 - PREOCUPAÇÃO COM A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

09/11/2018 - DOAÇÃO DE SANGUE NO HFB

09/11/2018 - Novembro Azul conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata.

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
305023 visitantes