HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

004/25/2003

Ginástica laboral promove integração e bem-estar



A ginástica laboral visa não só melhorar a qualidade de vida do profissional, mas também a integração entre eles. E foi este o motivo que levou a fisioterapeuta do Serviço de Transplante Hepático do HGB, Drª Nadjane Pereira da Silva, a estimular a prática dos exercícios físicos na rotina do Hospital, começando pelo Serviço de Terapia Intensiva (CTI), em novembro do ano passado. Os resultados vieram rapidamente, pois a notícia chegou até funcionários de outros setores, que gostaram da idéia e passaram a freqüentar as atividades no CTI.

Em média, 16 pessoas participam da ginástica, que é realizada todas as segundas, quartas e sextas-feiras, entre 8:00h e 8:30h. Em cada sessão, que dura, aproximadamente, de 10 a 15 minutos, são realizados exercícios de alongamento e relaxamento. “Começamos com um alongamento suave, depois, passamos a um aquecimento e, por último, fazemos alguns exercícios de relaxamento, com uma massagem. Os exercícios são praticados reciprocamente pelo grupo, que é divido em duplas”, explica Drª. Nadjane. Segundo a fisioterapeuta, ao final, todos são convidados a passar alguma mensagem aos colegas de trabalho: “nós encerramos fazendo uma roda na qual os funcionários são convidados a proferir uma oração, um agradecimento ou uma mensagem. Depois, ao mesmo tempo, desejamos bom dia um ao outro”.

De acordo com a Drª. Nadjane, esse trabalho é muito importante, visto que ajuda a promover a união entre os profissionais: “percebi que as pessoas estavam introspectivas, preocupadas apenas em fazer o seu trabalho. Estava faltando maior integração entre os funcionários da equipe”, diz.  Fernanda de Araújo Oliveira Dias, estagiária de fisioterapia que participou da implantação do serviço, afirma que a ginástica laboral traz muitos benefícios: “a atividade física ajuda a melhorar a auto-estima, além de humanizar o trabalho”,.

A Dra. Nadjane conta que os exercícios praticados pelos funcionários contribuem para o combate ao DORT (Distúrbios Osteomusculares relacionados ao trabalho), além de reduzir os níveis de ansiedade, aumentar a flexibilidade, diminuir as tensões musculares e melhorar o desempenho no trabalho, entre outros. Regina da Silveira Cae, auxiliar de enfermagem do CTI, confirma os benefícios citados pela fisioterapeuta. “Sempre que estou de plantão participo da ginástica. Depois que faço me sinto mais disposta física e mentalmente”, diz. 

Apesar da dificuldade pela falta de pessoal, a idéia é expandir a atividade para os diversos serviços da Unidade, com o apoio do Grupo de Humanização do HGB. “Ainda faltam fisioterapeutas ou estagiários, mas vamos buscar suprir estas necessidades para levar a ginástica para outros setores”, diz a Drª Nadjane, lembrando que, desde o dia 11 de abril, a ginástica está sendo praticada também pelos profissionais da Unidade Coronariana.

Voltar

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

05/04/2019 - NOTA ABERTA À POPULAÇÃO

30/11/2018 - PREOCUPAÇÃO COM A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

09/11/2018 - DOAÇÃO DE SANGUE NO HFB

09/11/2018 - Novembro Azul conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata.

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
304552 visitantes