HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

10/006/2006

Enfermagem participa de palestra com delegado

Por Thaís Martinelli



Por Thaís Martinelli

 

A chefe da Divisão de Enfermagem, Maria de Fátima Vasconcelos Ottoni, e o chefe do Serviço de Zeladoria, José Carlos Alves, promoveram um encontro do delegado da 21ª Delegacia de Polícia, Luís Cláudio Cruz, e o representante do Setor de Homicídio, inspetor Luiz Cláudio Rodrigues, com os profissionais da Enfermagem.

 

Segundo José Carlos, a idéia do encontro surgiu após dois problemas encontrados pela equipe de Enfermagem do Serviço de Emergência, que precisaram recolher munição e drogas portadas por pacientes internados. A partir deste fato, o delegado se reuniu com a chefe de Enfermagem da Emergência, Jane Nogueira Belloti, e com o chefe da Zeladoria para explicar como deve ser feito o procedimento em situações de risco. Com a apresentação do problema, ele se ofereceu para ministrar uma palestra a todos os chefes de equipe de Enfermagem do Hospital.

 

Durante o encontro, que aconteceu no dia 4 de outubro, o delegado orientou os profissionais com relação a postura que devem ter quando enfrentarem situações como as que foram citadas. “Assim como acontece com os policias, os profissionais que trabalham na Emergência sofrem muitas cobranças. Tenho respeito e zelo pelos profissionais que trabalham no HGB, pois lidam com casos diversos e principalmente com a vida humana”, disse Luís.

 

Além disso, ele ressaltou o fato da Emergência receber muitos pacientes baleados por tiro de fuzil e intoxicados por entorpecentes, o que necessita de atenção e cuidado dos profissionais, pois é importante saber quem intercepta os materiais encontrados com os internados. “Muitas vezes precisamos comparecer ao HGB para alguma investigação e gostaríamos da compreensão de todos, pois quando há interesse policial em algum caso precisamos que o profissional envolvido esteja disponível para interrogatório no local de trabalho”, alertou o delegado.

 

Problemas encontrados na Emergência foram debatidos

 

Outra dúvida dos profissionais foi com relação à postura dos policiais militares que ficam de plantão no Hospital. Para Luís, dentro do ambiente hospitalar a única autoridade é o profissional de saúde. O policial só pode entrar nos serviços ou conversar com o paciente internado se o profissional responsável pelo paciente autorizar. “A função do policial militar dentro do HGB é fazer um policiamento ostensivo, custódia e outras funções que são definidas e traçadas pelo batalhão”. Segundo Luís, alguns profissionais ficam instáveis emocionalmente, pois enfrentam situações de crise e conflito a todo o momento, assim como os profissionais da Emergência. “É necessário que haja respeito entre policias e profissionais de saúde”, disse.

 

Na palestra também foram discutidos assuntos relacionados a furtos, profissionais acusados de omissão de socorro, violência e ameaças no ambiente de trabalho, violência doméstica, armas utilizadas por policias dentro do ambiente hospitalar, diferença entre casos sociais e policiais, entre outros. “Qualquer problema encontrado na Emergência deve ser comunicado ao policial de plantão. Os profissionais de saúde não podem sofrer maus tratos e devem contar com o apoio da polícia”, disse o delegado.

 

A enfermeira Maria de Fátima agradeceu a presença dos profissionais e pediu um reforço para que os órgãos públicos ajudem, pois a comunidade precisa de atenção. O delegado também agradeceu o convite e falou do respeito e reconhecimento que tem pelos profissionais de saúde. Também ressaltou que estará a disposição para ajudar sempre que o Hospital precisar. O chefe da Zeladoria, José Carlos Alves, estará entrando em contato com o comandante do 22º Batalhão de Polícia Militar, para convida-lo para ministrar uma palestra esclarecendo sobre o mesmo assunto.

Voltar

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

05/04/2019 - NOTA ABERTA À POPULAÇÃO

30/11/2018 - PREOCUPAÇÃO COM A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

09/11/2018 - DOAÇÃO DE SANGUE NO HFB

09/11/2018 - Novembro Azul conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata.

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
304805 visitantes