HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

10/16/2006

Dia do anestesista

Por Elaine Moreira

O dia do Anestesista é comemorado no dia 16 de outubro e no Brasil, esta especialidade médica existe há 50 anos. Atualmente, o HGB possui 99 anestesistas e nesta data a Direção aproveita a oportunidade de parabenizar a todos os profissionais da Unidade desta equipe que vem realizando um bom trabalho.

 

Antigamente, o papel do anestesista era relegado a segundo plano, muitas vezes executado por alunos de Medicina, enfermeiros ou paramédicos. As pessoas, no passado, temiam muito por essa especialidade, mas devido as novas tecnologias e estudos envolvendo a Anestesia, já não há motivo para tanto medo. O profissional se informa sobre o tipo de intervenção cirúrgica que será feita, tem contato com o histórico médico do paciente e acompanha o paciente lado a lado.

 

Durante a cirurgia, ele controla a pressão arterial, os batimentos cardíacos, a temperatura, o grau de consciência e a respiração do paciente, estando sempre alerta para qualquer complicação clínica que ocorrer.

 

Antes da anestesia, o paciente deve ser esclarecido sobre o jejum pré-operatório e sobre alergias ou uso de medicamentos. Essas são mais algumas maneiras de controlar o tipo de anestesia que será aplicada.

 

Os tipos de anestesias mais realizadas são:

.Anestesia Geral: O paciente é mantido inconsciente através da administração de medicamentos durante todo o processo cirúrgico. É indicada para cirurgias no abdômen superior, tórax, cabeça, pescoço, cirurgias neurológicas e cardíacas. Ela é aplicada por via venosa, inalatória ou das duas formas;

.Anestesia Regional: Apenas algumas áreas do corpo são anestesiadas. A anestesia raquidiana é realizada com anestesia local e imobiliza e tira a sensibilidade dos membros inferiores e parte do abdômen. Por sua vez, a anestesia peridural tira a sensibilidade da região do tórax. Pode-se realizar também o bloqueio de nervos periféricos, isto é, ao redor dos nervos que irão para o local da cirurgia.

.Anestesia local: Pode ser realizada com ou sem auxílio de drogas sedativas. Pequenas doses de anestésicos locais, como, para retirada de sinais de pele, são comumente realizados pelo médico cirurgião com ou sem a presença de um anestesiologista.

Voltar

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

05/04/2019 - NOTA ABERTA À POPULAÇÃO

30/11/2018 - PREOCUPAÇÃO COM A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

09/11/2018 - DOAÇÃO DE SANGUE NO HFB

09/11/2018 - Novembro Azul conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata.

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
304437 visitantes