HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

004/29/2003

Farmacovigilância em debate



Drª. Guacira Correa de Matos, farmacêutica-bioquímica do HGB e doutoranda em Epidemiologia da FIOCRUZ, ministrou palestra sobre “Noções básicas em farmacovigilância”  no dia 15 de abril, no Auditório do Centro de Atenção à Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente - Prédio 2, 6º andar. A farmacovigilância detecta, avalia e previne os efeitos adversos ou quaisquer problemas relacionados a medicamentos. O HGB integra o Projeto Hospitais Sentinela, desenvolvido pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em parceria com os principais hospitais de grande porte e alta complexidade de todo o Brasil, por serem os serviços que mais utilizam tecnologia em seus procedimentos.

Para Dra. Guacira “a farmacovigilância exige conversas multidisciplinares e sensibilização da equipe, processo que se dá aos poucos”, e completou “é fundamental desenvolver uma parceria entre a farmácia e a enfermagem para definir boas práticas”. Durante a palestra foi destacado que não há nos cursos de enfermagem, técnico e superior, cadeira sobre farmacovigilância e prevençao da saúde coletiva.

Dra. Rosângela Facadio, gerente de Risco do HGB, que organizou o evento, destacou o cuidado que os profissionais devem tomar e a importância dos treinamentos nos hospitais, recomendados aos profissionais que lidam com medicamentos e sangue. 

O projeto conta, também, com a participação de médicos sentinelas, que acompanham ostensivamente a prescrição de determinado medicamento. O olhar da farmacovigilância pode recair sobre o que acontece com o paciente que toma o medicamento, os efeitos que o medicamento causa ou no próprio medicamento.

Durante a palestra foi informado que os funcionários da unidade devem notificar à gerência de risco do HGB, que fica no 6º andar do prédio 4, qualquer suspeita referente ao efeito adverso de produtos de uso hospitalar. Maiores informações podem ser conseguidas no site www.anvisa.com.br

Voltar

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

05/04/2019 - NOTA ABERTA À POPULAÇÃO

30/11/2018 - PREOCUPAÇÃO COM A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

09/11/2018 - DOAÇÃO DE SANGUE NO HFB

09/11/2018 - Novembro Azul conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata.

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
349603 visitantes