HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

10/24/2006

Curso de Decoupage revela o artista que existe em cada um

Por Lou Fernandes



Como fazer para alcançar, num mesmo projeto: atividade lúdica, relacionamento e criação coletiva? Fazendo arte. Uma atividade milenar que sempre que é vivida surpreende, emociona e permite até se repensar a vida. Foram esses os sentimentos que o grupo que passou pelo Curso de Decoupage sentiu nos dias que conviveram com tintas, telas e muita criatividade. Organizado pela Divisão de Recursos Humanos e pelo Grupo Humanização do HGB, estas oficinas fazem parte do Programa Qualidade de Vida do setor de Recursos Humanos do Ministério da Saúde, em São Paulo. Para a diretora de RH do HGB, Arlene Gidra Gomes, esta experiência pode e deve gerar novos frutos. Segundo ela, este projeto também está ligado ao HGB Vida que vem mudando a rotina dos funcionários e promovendo saúde, auto-estima e novas formas de viver o ambiente de trabalho.

Mudar a rotina e descobrir novos potenciais tem sido uma constante em todos os lugares que o artista plástico, Fausto Rodrigues Oliveira, coordenador do projeto, que veio de São Paulo, ministra os cursos. “Os funcionários muitas vezes precisam de estímulos que os façam descobrirem novas possibilidades em suas vidas. A arte tem esse potencial. Sem contar que, nessas oficinas, eles acabam se relacionando com outras áreas de trabalho que nem conheciam”, enumera Fausto. A mesma opinião é compartilhada por Vera Oseki Kiane, Técnica em Massoterapia e por Nívia Pimentel, decoradora, que junto com Fausto vieram de São Paulo para ensinar a técnica que agora tem vários multiplicadores no HGB.

Para a diretora de RH, Arlene Gidra Gomes, esta experiência pode e deve gerar novos frutos. “Cada funcionário que passou pelo curso de Decoupage e aprendeu a técnica tem condições de ser um agente multiplicador. Como o curso foi um sucesso, repetiremos a dose”, avisa Arlene. 

Descobrindo o artista interior 

Muitos que participaram das oficinas não tinham idéia do artista que morava dentro de si. Como foi o caso da chefe do Serviço de Psicologia, Márcia Natal, que ficou encantada com o quadro que produziu. A funcionária do RH, Janaina Trindade avisa que, agora que descobriu que pode pintar, não vai parar mais. “Me surpreendi com o quadro que pintei. Vou presentear minha mãe com ele. Ficou lindo”, comemora Janaína. Para a assistente social Nair Aparecida de Souza, foi uma oportunidade de descobrir a artista que estava escondida. O mesmo aconteceu com quase todos que puderam e tiveram coragem em desafiar os pincéis.

As pinturas farão parte de uma Mostra que está sendo organizada por Dalva Angelina, pelo grupo de Humanização do HGB, também responsável pela Feira de Talentos que doou as tintas para o curso de Decoupage. “Vamos apresentar o resultado deste trabalho numa mostra aqui no HGB. Assim os outros funcionários podem se animar e, mais do que isso, incentivar seus colegas de trabalho a continuarem pintando”, avalia Dalva animada com a exposição que faz parte da programação da Semana do Funcionário Público no HGB.

Voltar

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

05/04/2019 - NOTA ABERTA À POPULAÇÃO

30/11/2018 - PREOCUPAÇÃO COM A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

09/11/2018 - DOAÇÃO DE SANGUE NO HFB

09/11/2018 - Novembro Azul conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata.

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
285159 visitantes