HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

11/008/2006

Dia do Radiologista

Por Thaís Martinelli



No dia 08 de novembro é comemorado o Dia do Radiologista, e para homenagear os profissionais que representam esta data, não há nada melhor do que falar sobre o trabalho que eles exercem. Radiologia significa o estudo das radiações e do seu emprego nos diagnósticos ou tratamentos. O radiologista é o médico responsável pela realização de exames, análise e interpretação das imagens obtidas e pela emissão de laudos ou relatórios.

O HGB conta com 21 médicos radiologistas e 30 técnicos de Radiologia, que trabalham no Centro de Diagnóstico por Imagem do Hospital, localizado no térreo do Prédio Central. “A Radiologia do HGB começou a funcionar no mesmo ano da inauguração da Unidade, em janeiro de 1948. O médico radiologista é parecido com um patologista. Ele precisa conhecer todas as doenças, examinar todos os casos, enfim, conhecer a Medicina de modo abrangente”, disse o chefe do Centro de Diagnóstico por Imagem do HGB, Dr. Mourão Netto.

Entenda um pouco mais a profissão

A Radiologia é uma especialidade médica que se renova e avança a cada dia, em um processo de modernização que, além de investimentos, exige um esforço contínuo de atualização e dedicação na participação de eventos científicos. Os métodos diagnósticos por imagem, ligados ao desenvolvimento tecnológico, possibilitam ao médico a obtenção de informações sequer imaginadas há menos de 10 anos, com uma rapidez e eficiência que valorizam a Medicina como um todo.

Para que os especialistas da Radiologia possam acompanhar a chegada de novas técnicas, seja em Radiologia Digital, Tomografia Computadorizada, Ultra-sonografia e Medicina Nuclear, o esforço é enorme, o que vem determinar o caminho da fragmentação e do afunilamento do conhecimento em subespecialidades cada vez mais restritas.

Dessa forma, os especialistas da Radiologia devem ter uma participação ativa também na atenção básica à saúde, participar de reuniões multidisciplinares com as demais especialidades médicas, discutindo e divulgando os novos métodos de diagnóstico, permitindo a outros especialistas o conhecimento e a indicação do melhor exame para cada situação. Ninguém melhor do que o médico radiologista para mostrar todo o potencial que os métodos diagnósticos por imagem trazem para a Medicina atual.

Um pouco da História da Radiologia

O físico alemão Wilhelm Conrad Roentgen descobriu os raios-x em 1895 e ganhou um prêmio Nobel pela descoberta. As aplicações médicas disto revolucionaram a Medicina, pois se tornou possível enxergar o interior dos pacientes. Essa técnica chegou ao Brasil apenas dois anos depois, com o médico mineiro José Carlos Ferreira Pires. Com o avanço das tecnologias empreendidas junto com o raio-x, novos métodos diagnósticos foram descobertos, como a ultra-sonografia, a mamografia e a densiometria óssea. A área médica de diagnóstico por imagem passou a ser chamada de “Imagionologia”.

A primeira radiografia a ser tirada no mundo foi da mão esquerda da esposa de Wilhelm Roentgen. O primeiro aparelho de raio-x foi enviado ao Brasil em 1897 e foi transportado em lombo de burros e carros de boi, de Itapecerica até Formiga. O aparelho era bastante rudimentar e encontra-se hoje no International Museum of Surgical Science, em Chicago, nos Estados Unidos.

Fontes:

http://www.scielo.br

http://www.ufg.br

Voltar

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

05/04/2019 - NOTA ABERTA À POPULAÇÃO

30/11/2018 - PREOCUPAÇÃO COM A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

09/11/2018 - DOAÇÃO DE SANGUE NO HFB

09/11/2018 - Novembro Azul conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata.

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
349309 visitantes