HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

11/16/2006

I Jornada dos Ambulatórios do HGB

Por Lou Fernandes e Thaís Martinelli

A Pré-Semana Científica do HGB, realizada no último dia 14 de novembro, teve como tema a I Jornada dos Ambulatórios da Unidade. O evento foi realizado com a participação de profissionais de todos os setores do Hospital.

 

Na abertura da Jornada, a diretora-médica da Unidade, Dra. Lívia Frankenfeld, parabenizou a todos pela organização e ressaltou a importância do Ambulatório do Hospital. “A realização da Jornada é de uma felicidade enorme, pois a área ambulatorial é de importância fundamental para a integração do melhor atendimento para o usuário”, disse a diretora.

 

Já o chefe do Centro de Estudos, Aperfeiçoamento e Pesquisas do HGB, Dr. Paulo César Fernandes, discursou a favor da valorização do Ambulatório como um importante pólo de ensino. “O setor oferece estágios em diferentes áreas e se tornou um agente formador dos nossos alunos. Temos que ressaltar não só a assistência à saúde, mas o fato de sermos um pólo de ensino”. Além disso, a coordenadora do Ambulatório, Dra. Rosângela Magalhães, expôs a intenção de levar o setor a um grau de qualidade acima do possível. “O que mais queremos é integrar o Ambulatório ao restante do Hospital”, disse a coordenadora.

 

Para a coordenadora de Enfermagem do setor, Sueli de Araújo Nogueira, o mais importante é oferecer uma assistência de qualidade aos pacientes. “Muitos deles têm o primeiro contato com o Hospital no Ambulatório, por isso precisamos contar com uma equipe eficiente e multidisciplinar. Nosso setor é tão necessário quanto os outros que o Hospital possui”, ressaltou Sueli.

 

Temas científicos e Serviços foram apresentados

 

Durante todo o dia, palestras, apresentações dos Serviços e Mesas Redondas foram realizadas. A Dra. Rosângela apresentou com a coordenadora de Enfermagem Sueli, o tema “Conhecendo as Atividades Ambulatoriais do HGB”, onde destacaram a missão e o histórico do setor, os objetivos a serem atingidos e citou as especialidades que atuam no local.

 

O diretor-geral interino do Hospital, Dr. Valcler Rangel, elogiou a iniciativa e disse que o ambulatório do HGB é muito importante para a construção do SUS, devido à quantidade de serviços, a qualidade do atendimento e à produção realizada no setor. “Vamos trabalhar para que esse Ambulatório tenha cada vez mais uma boa relação dentro do Sistema Regional de Saúde”, concluiu o diretor.

 

A Mesa Redonda, que teve como tema “Atenção Ambulatorial e Procedimentos de Curta Permanência”, contou com o coordenador do Ambulatório de Dermatologia, Dr. Benjamin Baptista, como moderador, e na mesa, outros coordenadores, chefes de serviço e médicos apresentaram os Serviços, tais como os da Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Dermatologia, Odontologia e Ginecologia.

 

Sonhos que se tornaram realidade

 

Na segunda parte do evento, realizada à tarde, outra Mesa Redonda foi organizada com o tema “Experiência do HGB na Clínica Ampliada”, e teve como moderadora a representante do Departamento de Gestão Hospitalar do Ministério da Saúde - RJ, Adélia Quadros. Profissionais do Transplante Hepático, da Endocrinologia, da Maternidade, do Ambulatório de Adolescentes e, da Pediatria fizeram parte da mesa.

 

Um dos destaques desta mesa foi o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Ambulatório de Adolescentes Obesos. Segundo Dra. Rosangela existe sempre uma rebeldia nos adolescente em relação aos tratamentos e o grupo vem conseguindo uma boa adesão. “Mais do que participação, os adolescentes estão nos ajudando a criar novos caminhos. Isso é muito gratificante”, comemora a chefe do Ambulatório, Dra. Rosângela Magalhães.

 

Outro projeto que começou miúdo e já apresenta bons resultados é o APRENDER (Atenção ao Prematuro Recém-nascido, Desenvolvimento e Reabilitação) que atende aos recém-nascidos abaixo de 1000 gramas. De acordo com a pediatra Fátima Pinheiro, esses bebês são atendidos de forma multidisciplinar minimizando as possíveis seqüelas em seu desenvolvimento. “Trata-se de um ambulatório de segmento que vê a criança de forma integral, dando um suporte psicossocial e familiar por intermédio de profissionais especializados”, explicou Dra. Fátima.

 

Evento já faz parte do calendário do HGB

 

Após o almoço, a endocrinologista Dra. Nair Cardoso ministrou a palestra “Conhecendo e Integrando o Cuidado na Clínica Médica, onde apresentou Casos Clínicos selecionados”. Além disso, o Dr. Rafael Diniz, residente da Clínica Médica apresentou o tema “Pneumologia: Proteinose Alreolar”, que teve como debatedora a pneumologista Dra. Maria da Glória Pereira, e o residente Dr. Igor Botturo, também ministrou a palestra “Hematologia: Macroglobulinemia de Waldenstron”, com o debatedor hematologista, Dr. Maurício Cursino.

O tema “Gastroenterologia: Colite Colagenosa” foi apresentado pela residente Dra. Ana Ferreira e pela debatedora gastroenterologista Dra. Emília Ahmed. No encerramento do evento os profissionais puderam confraternizar no coquetel oferecido pelos organizadores da Jornada.

Voltar

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

05/04/2019 - NOTA ABERTA À POPULAÇÃO

30/11/2018 - PREOCUPAÇÃO COM A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

09/11/2018 - DOAÇÃO DE SANGUE NO HFB

09/11/2018 - Novembro Azul conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata.

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
304306 visitantes