HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

11/30/2006

Exame de Ecocardiografia Fetal é realizado no HGB

Por Thaís Martinelli



Apenas duas Unidades realizam Ecocardiografia Fetal Color Doppler em gestantes no Rio de Janeiro, e o Hospital de Bonsucesso é uma delas, sendo o setor de Cardiologia Pediátrica do HGB o responsável pela realização do exame complementar no Hospital. O Instituto Fernandes Figueira da Fiocruz também realiza o procedimento.

Indicado para gestantes que apresentam gravidez de alto risco e já completaram a 20ª semana de gravidez, o Eco Fetal é realizado no HGB há 15 anos. O principal objetivo do exame é a identificação dos defeitos na formação do coração intraútero, permitindo desta forma o planejamento pré e pós-natal adequados.

 

No HGB, a marcação do exame pode ser feita no ambulatório da Cardiologia Pediátrica (prédio 6/ 2º andar - sala 210), de segunda a sexta-feira, exceto às quartas-feiras, das 8h às 11h. Atualmente, a Unidade faz de 40 a 60 exames por mês e para marcar o Eco Fetal basta apresentar o pedido do médico.

 

No próximo dia 7 de dezembro, às 13h, será ministrada uma aula sobre o tema. O encontro será no auditório da Ginecologia (prédio 2/ 3º andar) e estão convidados a participar ultrassonografistas gerais e obstétricos, pediatras, neonatologistas, cardiologistas pediátricos e obstetras.

 

Saiba mais sobre o exame de Ecocardiografia Fetal

 

A Ecocardiografia Fetal vem ganhando grande responsabilidade por ser a única técnica diagnóstica disponível para avaliação estrutural e funcional do coração durante a vida intra-uterina.

 

O profissional que realiza este exame deve ter formação em cardiologia pediátrica e ecocardiografia, conhecendo bem a anatomia, função e hemodinâmica fetal. Segundo a chefe do setor de Cardiologia Pediátrica do HGB, Dra. Eliane Lucas, as principais indicações para a realização do exame, incluem fatores de risco materno, tais como: diabetes, hipertensão arterial, poli ou oligodramnia (respectivamente diagnóstico de excesso e de escassez do líquido amniótico), história familiar de cardiopatia, bem como fatores de risco fetal, como infecções congênitas, más-formações extra cardíacas e arritmias.      

 

Para a médica, a principal indicação formal para a Ecocardiografia Fetal em gestante, sem fator de risco, é a suspeita de anomalia estrutural durante o exame ultra-som obstétrico de rotina, visto que, a maioria das cardiopatias congênitas são detectadas em gestações sem fatores de risco materno – fetal. “O diagnóstico ainda intra-útero tem um papel importante no planejamento do tratamento pré ou pós-natal, orientando os casos para locais especializados e com estrutura adequada, quando necessário”, disse Eliane Lucas.

Voltar

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

05/04/2019 - NOTA ABERTA À POPULAÇÃO

30/11/2018 - PREOCUPAÇÃO COM A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

09/11/2018 - DOAÇÃO DE SANGUE NO HFB

09/11/2018 - Novembro Azul conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata.

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
349382 visitantes