HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

12/15/2006

Ambulatório APRENDER realiza festa de Natal

Por Thaís Martinelli



Com a chegada do Natal, os profissionais da UTI Neonatal e Pediátrica da Unidade realizaram uma festa, feita todos os anos, com a participação dos pais e das crianças que são atendidas pelo Ambulatório APRENDER (Atenção ao Prematuro Recém-Nascido, Desenvolvimento e Reabilitação). O encontro aconteceu no dia 12 de dezembro no auditório da Maternidade.

Durante o evento, os convidados assistiram à apresentação do Coral do Grupo Religioso à Família, composto por crianças entre 12 e 14 anos e adultos de famílias americanas, que trabalham como missionários no Rio de Janeiro. O grupo cantou músicas natalinas em inglês e em português para que os convidados cantassem juntos. Além disso, uma das meninas do Grupo fez uma oração com todos.

Após a apresentação do Coral foi oferecido um lanche e depois as crianças esperaram ansiosamente pela chegada do Papai Noel, que foi representado pelo residente R3 da UTI Neonatal, Dr. Delcides Bernardes da Costa Neto. Papail Noel recebeu todas as crianças com muito carinho e atenção, dando para cada uma delas uma palavra de amor, presentes e doces, que foram doados pelos médicos e funcionários da UTI Neonatal e Pediátrica.

No encerramento da festa foi realizado um sorteio, onde três crianças receberam duas caixas de bombom e um álbum de fotos para recém-nascido cada.

Saiba mais sobre o Ambulatório APRENDER

Este trabalho, que existe desde 2001, atende aos recém-nascidos, prematuros abaixo de 1000 gramas e crianças com faixa etária até 10 anos nascidas no HGB, que possuem alterações decorrentes na internação após o nascimento, atraso no desenvolvimento e no crescimento, dificuldade no aprendizado, de relacionamento, entre outras dificuldades. Segundo a chefe da UTI Neonatal e Pediátrica, Dra. Flávia Oliveira, se houver necessidade da criança continuar o tratamento após completar 10 anos, ela é encaminhada para o Ambulatório de Adolescentes do Hospital.

O Ambulatório é diretamente ligado à UTI Neonatal e Pediátrica e é composto por pediatras, enfermeiros e terapeuta ocupacional. O atendimento é feito todas as segundas, terças e quartas-feiras, das 13h às 17h, no prédio 6/ 4º andar, onde fica a sala de Neurocirurgia.

Para a pediatra Dra. Márcia Saldanha, que coordena o APRENDER, os pais têm papel fundamental no desenvolvimento e no sucesso do tratamento. “Eles recebem todas as orientações para que tenham cuidado com os filhos, no tempo em que eles estiverem fora do Hospital. Alertamos sobre o que podem comer, como devem ser estimulados, entre outras coisas”, disse a médica.  

Segundo a pediatra Dra. Fátima Pinheiro, que faz parte do Ambulatório, os bebês são atendidos de forma multidisciplinar, minimizando as possíveis seqüelas no desenvolvimento. “Trata-se de um ambulatório de segmento que vê a criança de forma integral, dando um suporte psicossocial e familiar por intermédio de profissionais especializados”, explicou Dra. Fátima.

A equipe do Ambulatório APRENDER ganhou o prêmio de segundo colocado na 6ª Jornada de Desenvolvimento da SOPERJ (Sociedade Brasileira de Pediatria do estado do Rio de Janeiro), com a apresentação do trabalho “Perfil do Ambulatório APRENDER – Análise Crítica”, que foi realizada nos dias 10 e 11 de novembro de 2006. Para a Dra. Flávia, o que chamou a atenção dos avaliadores com relação ao trabalho foi a apresentação, em números, do quanto é difícil cuidar de crianças com níveis de dificuldades e determinados tipos de complicações. “Mostramos o que é necessário fazer para oferecer um atendimento de qualidade para os nossos pacientes”, disse a médica.

Conheça o trabalho do Grupo Religioso à Família

Moradores de um sítio em Barra de Guaratiba no Rio de Janeiro, o Grupo tem um Coral que realiza shows beneficentes em instituições de caridade, hospitais, além de dar assistência em guerras, porém não possuem uma igreja própria. Existem núcleos espalhados por diferentes países e os missionários do Rio de Janeiro são considerados os melhores músicos do núcleo.

O Grupo foi convidado pela pediatra do HGB, Dra. Mônica Oliveira Ferreira, que havia assistido a uma apresentação do Coral, há sete anos atrás, no Shopping Barra Garden, na Barra da Tijuca. “Quando falei para eles que eu realizava um trabalho com crianças houve grande interesse da parte deles, que logo se ofereceram para fazer shows beneficentes. Além disso, eles produzem CD’s, realizam shows em empresas particulares e compõem músicas próprias para que possam se sustentar no Brasil”, disse a médica.

Mais informações sobre o Grupo poderão ser solicitadas pelo e-mail: arizonasul@yahoo.com.br 

Voltar

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

05/04/2019 - NOTA ABERTA À POPULAÇÃO

30/11/2018 - PREOCUPAÇÃO COM A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

09/11/2018 - DOAÇÃO DE SANGUE NO HFB

09/11/2018 - Novembro Azul conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata.

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
285301 visitantes