HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

001/18/2007

Profissional realizará curso na Espanha

Por Danielle Fernandes



O médico Sérgio Ricardo Carvalho, profissional do Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do HGB, irá realizar o Curso de Master Internacional em Doação de Órgãos e Transplante, promovido pelo Ministério da Saúde da Espanha. O evento acontecerá durante os meses de fevereiro e março deste ano, na Organização Nacional de Transplantes, em Madri, na Espanha. O objetivo é formar profissionais capazes de atuar na captação de doadores de órgãos e tecidos, além de permitir que esse seja um coordenador na área.

Essa será a terceira edição do treinamento, que é realizado desde 2005, e aberto a profissionais de todo o mundo como cooperação espanhola com os demais países na área. Faz parte do programa, um Curso de Coordenação de Transplante, um Seminário de Entrevista Familiar, além de outros cursos e estágio supervisionado em um hospital público de Madri. Informações como: sistema logístico do transplante, programa de doação de órgãos e funcionamento de banco de tecidos e células serão algumas das informações que serão passadas aos alunos pelos docentes.

 

Multiplicação do ensino é uma de suas metas 

 

Dr. Sérgio é profissional do HGB desde 1991, tem especialização em Terapia Intensiva Cardiológica e, como trabalha em CTI, teve o interesse de se aprimorar na área de transplante para poder aprender como lidar com a família. “A expectativa é muito grande com relação ao tema a ser estudado na Espanha, pois foi o país que começou com a função de coordenador hospitalar de captação de órgãos no mundo. Aqui no HGB, tentamos seguir o modelo espanhol, no qual os profissionais são envolvidos e todos ficam voltados para isso, mesmo não sendo da área de saúde”, explica o médico.

 

Ao retornar, Dr. Sérgio pretende ajudar Dr. Edson Pimenta, coordenador intra-hospitalar de transplantes do HGB, na melhoria da captação de órgãos e no treinamento dos profissionais de setores como Emergência, CTI e Pós-operatório de Neurocirurgia. Além disso, ele enfatiza que quer esclarecer aos familiares de pacientes dúvidas, como a morte encefálica que é confundida com o coma. Para o médico, no Brasil, a desinformação é a maior barreira existente.

Voltar

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

05/04/2019 - NOTA ABERTA À POPULAÇÃO

30/11/2018 - PREOCUPAÇÃO COM A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

09/11/2018 - DOAÇÃO DE SANGUE NO HFB

09/11/2018 - Novembro Azul conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata.

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
304281 visitantes