HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

005/16/2003

Semana de Enfermagem privilegia trabalho de funcionários



Na 64ª Semana Brasileira de Enfermagem no HGB, que este ano teve o tema "Um olhar sobre a prática da Enfermagem", a classe teve a oportunidade de ver seu trabalho reconhecido. Segundo Regina Lúcia Caetano de Souza, diretora da Divisão de Enfermagem do Hospital, o fato de maior relevância, durante todo o evento, realizado entre os dias 13 e 15 de maio, foi a oportunidade que a equipe teve para mostrar o crescimento profissional da categoria nos trabalhos apresentados nas palestras. A Semana, que aconteceu por ocasião da comemoração do Dia da Enfermagem, 12 de maio, começou com a missa em ação de graças celebrada na Capela do Hospital.

O ciclo de palestras foi aberto na quarta-feira, dia 14, pelo diretor-geral do HGB,  Dr. Victor Grabois, e pelos outros componentes da mesa: a enfermeira Regina Lúcia Caetano de Souza; a presidente da Associação Brasileira de Enfermagem do Rio de Janeiro (ABEN-RJ), enfermeira Marta de Fátima Lima Barbosa; além dos presidentes dos sindicatos dos Enfermeiros, enfermeira  Rejane de Almeida; e dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, técnico Roberto Fernandes. Um dos temas mais abordados foi a necessidade de reposição de recursos humanos, bem como a realização de concursos.

Roberto Fernandes abriu o evento no dia 14, com a palestra "Lutas e conquistas pela qualidade de vida do trabalhador na saúde", seguido da assistente social, Luzia Magalhães Cardoso, que apresentou o tema "A ação do profissional de saúde frente às situações de violência contra a população infanto-juvenil". Por meio de uma dinâmica, ao relatar um caso de violência doméstica e com o auxilio de papéis coloridos distribuídos na platéia, Luzia levou o público formado por estudantes, técnicos de enfermagem, enfermeiros, assistentes sociais e outros profissionais presentes a refletir sobre a responsabilidade do profissional de saúde no atendimento ao paciente.

Já na quinta-feira, foi a vez das residentes de enfermagem, Aline de Abreu Reis, com o tema "Acidente Vascular Cerebral" e Priscila de Oliveira Macedo que falou sobre "O papel da enfermeira no gerenciamento dos cuidados ao cliente portador de lesões crônicas da pele, em especial úlcera de pressão". Também falaram as enfermeiras Cristina Albuquerque de Campos Souza sobre o tema "A resolutividade da escala de Braden em pacientes da UTI: Um estudo da associação entre o uso de Braden e a prevalência de úlceras de pressão",  Ana Lúcia Pazos Dias, com o tema "Revisão de literatura sobre o uso de anti-sépticos no tratamento de feridas" e Cristina Araújo sobre "Intervenções de Enfermagem para avaliação e controle de agravos ao sítio cirúrgico no cliente submetido ao transplante hepático."

Na ocasião, 18 funcionários receberam placas em homenagem aos 25 anos de atividades prestadas no Corpo de Enfermagem do Hospital. Confira a relação dos homenageados:

Enfermeira Célia Cristina Batista
Auxiliares de Enfermagem:
Ana Maria do Rosário de Oliveira
Dagmar Braga Rodrigues
Edna Maria Santos Lemos
Francisca Monteiro de Oliveira
Gilda do Nascimento Santana
Ilza Farias de Araújo
Josene Ferreira da  Silva
Manoel Antônio de Souza
Maria Solange da Fonseca Santos
Maurício Lopes da  Silva
Milton Ferreira de Oliveira
Neuza Maria de Souza
Rosângela Maria Albernaz Sobral
Selma Ribeiro de Queiroz
Sônia Maria Mendonça de Almeida
Telma Carvalho de Almeida
Telma Ferreira de Carvalho

Voltar

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

05/04/2019 - NOTA ABERTA À POPULAÇÃO

30/11/2018 - PREOCUPAÇÃO COM A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

09/11/2018 - DOAÇÃO DE SANGUE NO HFB

09/11/2018 - Novembro Azul conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata.

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
284812 visitantes