HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

005/23/2003

Transplante em família



Tiago Antônio da Silva e Jailson Antônio da Silva, 10 e 21 anos, respectivamente, são irmãos e pacientes do Serviço de Nefrologia do HGB. Há mais de 1 ano, eles participam do Programa de Diálise Peritonial Ambulatorial Contínua (CAPD) do Hospital. Este ano, conseguiram fazer o transplante de rim, contando com a ajuda de duas tias que doaram os órgãos. Gezilda, 53 anos, mãe dos dois pacientes, afirma que "a conscientização da família sobre a doação de órgãos é muito importante. No caso dos meus filhos, foram minhas irmãs que se prontificaram à ajudar. Foram atos de solidariedade e coragem, que eu não vou esquecer, pois a espera por um doador cadáver é longa, e o sofrimento deles também seria".

Tiago fez o transplante primeiro, no dia 11 de março, após doação da tia, Genecilda Antônio Fonseca, de 50 anos. Ele recebeu alta no dia 20. "Sinto falta de comer o que não podia antes. Já pedi para minha mãe fazer dobradinha e fritada de queijo e presunto. Também quero entrar em uma escola para treinar futebol", contou Tiago, ao sair do HGB. Genecilda falou que "os familiares deveriam ajudar mais e não ter medo, porque a operação não é um bicho de sete cabeças, e a pessoa pode viver muito bem com apenas um rim. Me sinto ótima e muito feliz de saber que pude colaborar com a saúde de meu sobrinho".

A operação de Jailson foi no dia 13 de maio, e a doadora do órgão foi a outra tia: Zilda Antônio dos Santos, de 53 anos. A alta foi neste dia 22 de maio. Esse é o segundo transplante renal de Jailson, que há 12 anos, realizou esta cirurgia no Hospital dos Servidores do Estado, no qual a mãe foi a doadora. Após complicações, o organismo dele rejeitou o órgão. "Estava um pouco ansioso e com medo por ser o segundo transplante, mas agora que estou bem, me sinto confiante. Para os outros pacientes que estão aguardando, digo para terem calma e coragem que tudo se resolve", desabafou Jailson, quando recebia alta.

Veja as fotos

Voltar

21/04/2019 - INAUGURAÇÃO DE SERVIÇO

21/04/2019 - COLOCAÇÃO DE PRÓTESE FONATÓRIA

21/04/2019 - DIA DO OBSTETRA

21/04/2019 - AÇÃO INTEGRADA PARA HOSPITAIS FEDERAIS

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
337013 visitantes