HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

001/18/2008

HGB realiza projeto em parceria com Universidades

Por Thaís Martinelli

O Hospital Geral de Bonsucesso (HGB) acaba de fechar convênio com a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e a Universidade de Cuiabá para a realização do projeto de pesquisa “Genética e Proteômica do Carcinoma de Células Escamosas de Orofaringe”.

O médico da Oncologia Clínica do HGB, Dr. Bruno de Araújo Lima França, é o responsável pelo subprojeto em que a Unidade irá trabalhar, que tem como tema “Identificação de Genes de Suscetibilidade para o Carcinoma de Células Escamosas de Orofaringe por Genotipagem em Larga Escala” (Análise Molecular de Pacientes Portadores de Carcinoma Hepidermóide de Cabeça e Pescoço). O foco principal são os tumores iniciados em orofaringe.

 

A UNICAMP, como coordenadora do projeto multicêntrico, elaborou o conteúdo e convidou o HGB, em agosto de 2007, para integrar a rede como parceiro e colaborador. O trabalho foi escrito, desenvolvido e em seguida foi submetido à Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), que tem como objetivo promover e financiar a inovação e a pesquisa científica e tecnológica em empresas públicas ou privadas, mobilizando recursos financeiros e integrando instrumentos para o desenvolvimento econômico e social do país.

 

Após avaliação e análise, a FINEP aprovou o trabalho e exigiu ainda aprovação do Comitê de Ética das Instituições e a concordância dos responsáveis legais pelas instituições. Serão investidos aproximadamente R$ 500 mil, que servirão para comprar material, equipamento de laboratório e pagar alguns benefícios, como computador, impressora, bebedouro e freezer que serão utilizados pelo HGB. Os trabalhos serão iniciados a partir de fevereiro.

 

Participação do HGB valoriza o trabalho realizado na Unidade

 

Os estudos serão feitos com pacientes de diferentes estados e regiões do país independente da situação (estável ou avançada), do tumor (pequeno ou grande) e do estágio do tratamento (em tratamento, já tratados ou que vão começar o tratamento). O objetivo é avaliar as formas de tratamento, as respostas de cada paciente, os efeitos colaterais e entender porque nem todos ficam curados. “Alguns pacientes fumam muito e desenvolvem a doença, por isso também estudaremos os fatores causadores da doença, que são distintos nos pacientes”, disse Dr. Bruno.

 

Para alcançar os resultados, serão colhidas amostras de 20ml de sangue de cada paciente. O material será colhido e armazenado no HGB e depois será encaminhado para o Laboratório de Oncologia Molecular da UNICAMP. Os três centros irão contribuir com as amostras e os resultados estão previstos para dois anos após o início do projeto.

 

Segundo o médico, o projeto trará benefícios para o Hospital, como publicações do trabalho realizado, divulgação da Unidade, além de mostrar que os profissionais estão atuando na área científica. “Teremos a oportunidade de colher dados específicos sobre nossos pacientes e faremos divulgação no meio científico, sensibilizando pessoas e o governo para que incentivem o trabalho”, ressaltou o Dr. Bruno.

 

A participação da equipe do Serviço de Cabeça e Pescoço e do Serviço de Otorrinolaringologia no projeto ainda está sendo discutida, pois muitos pacientes destes setores são de interesse para a pesquisa por possuírem tumores em estágios iniciais localizados. 

 

 

 

Voltar

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

05/04/2019 - NOTA ABERTA À POPULAÇÃO

30/11/2018 - PREOCUPAÇÃO COM A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

09/11/2018 - DOAÇÃO DE SANGUE NO HFB

09/11/2018 - Novembro Azul conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata.

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
349364 visitantes