HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

002/001/2008

Recepção aos novos Residentes

Por Thaís Martinelli

Thaís Martinelli


Novos residentes (R1) chegaram e começarão a atuar nas clínicas do HGB a partir do dia 7 de fevereiro. Cinqüenta e cinco atuarão nas seguintes especialidades:
Anestesia, Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica, Cirurgia Vascular,
Clínica Médica, Dermatologia, Endocrinologia, Nefrologia, Obste-
trícia, Ginecologia, Oftalmologia,
 Ortopedia e Traumatologia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Radiologia e Urologia.

Já os vinte e quatro R3 atuarão nas especialidades de Ecocardiografia, Hemodinâmica, Videolaparoscopia, Cardiologia Pediátrica, Gastroenterologia Pediátrica, Medicina Intensiva Pediátrica, Nefrologia Pediátrica, Neonatologia e Pneumologia Pediátrica.

Para apresentar a Unidade e dar as boas vindas, o Centro de Estudos, Aperfeiçoamento e Pesquisa (CEAP) do HGB e a Direção Geral promoveram uma recepção no último dia 30. “A Residência é importante para o presente e para o futuro, pois quem ensina também aprende”, disse a diretora-médica da Unidade, Dra. Lívia.

 

Durante o encontro, estiveram presentes na mesa de abertura do evento, a diretora-geral da Unidade, Dra. Sandra Azevedo; a diretora médica-assistencial, Dra. Lívia Frankenfeld; a diretora da Divisão de Enfermagem, Fátima Ottoni; o diretor do Corpo Clínico, Dr. Luís Carlos Portes; o presidente do CEAP, Dr. Paulo César Fernandes; e a presidente da FASEB, Dra. Regina Helena Novaes.

 

Iniciando a recepção, Dra. Sandra deu as boas vindas e falou da emoção de poder falar de sua experiência para os residentes da Unidade. “Vocês construíram uma história até aqui, fizeram amigos na universidade e a partir de hoje reconstroem uma nova história profissional. A missão de vocês é o paciente”, disse a diretora.

 

Além disso, ela citou a frase do Dr. Julio Lohmann, “dos pacientes pode se esperar tudo porque ele está fragilizado, mas do médico se espera carinho, atenção e dedicação”. Para ela, os residentes têm que se unir e trabalharem buscando ajudar no serviço do outro.

 

Já a Dra. Lívia Frankenfeld, ressaltou que a chegada dos residentes é um momento muito especial e mostrou a satisfação da Unidade em ter sido escolhida pelos profissionais ali presentes. “A formação é um serviço e é na atuação que a gente aprende a ser médico. A residência médica é muito importante para o Hospital, que é uma excelente escola, tem muita riqueza e vocês terão a oportunidade de cuidar de todo tipo de patologia”, disse Dra. Lívia. Para ela, é necessário interagir bastante, pois a residência depende muito do esforço de cada um. A médica ressaltou ainda que, ser médico é mais do que ter a parte técnica, pois temos que desenvolver o lado humano e de compreensão, pois temos as mesmas fragilidades do paciente. “Nos colocarmos no lugar do outro é muito importante”, resumiu a diretora-médica.

 

A diretora de Enfermagem, Fátima Ottoni, apresentou o serviço realizado pela Divisão de Enfermagem. “Fazemos parte de uma grande equipe. Quando uma parte sofre, todos sofrem e quando ganha, todos ganham. Somos um corpo de mais de 1800 profissionais que trabalham em harmonia com a Direção. Nós somos uma casa muito feliz e nosso ambiente cativa, pois respeitamos o paciente e o profissional, trabalhando com muito amor”, ressaltou a enfermeira.

 

Dra. Regina, falou do trabalho realizado pela Fundação de Apoio à Saúde e Ensino Bonsucesso (FASEB), que é formada por pessoas que tem carinho, gostam e cuidam da Unidade, além de ajudar na área de pesquisa e ensino do Hospital.

 

O diretor do Corpo Clínico da Unidade, Dr. Portes, brincou dizendo que era o mais velho do auditório. “Tenho orgulho de trabalhar nessa Unidade há 42 anos”. Além disso, ressaltou a qualidade do corpo médico do Hospital e apresentou os chefes de Clínicas presentes no encontro, tais como da Cirurgia Vascular, Serviço de Ginecologia, Obstetrícia, Anestesiologia, Otorrinolaringologia, Clínica Cirúrgica e Centro de Imagens.

 

Para finalizar a apresentação, o Dr. Paulo fez um breve resumo sobre os serviços e funcionamento do HGB e depois houve o coquetel de confraternização.

 

Voltar

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

05/04/2019 - NOTA ABERTA À POPULAÇÃO

30/11/2018 - PREOCUPAÇÃO COM A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

09/11/2018 - DOAÇÃO DE SANGUE NO HFB

09/11/2018 - Novembro Azul conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata.

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
285064 visitantes