HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

003/11/2008

Direção Geral promove evento em homenagem às mulheres

Por Thaís Martinelli



Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março, a Direção-Geral do HGB promoveu, no dia 10, um evento com palestras e debates. A diretora-geral do Hospital, Dra. Sandra Azevedo; seguida da coordenadora do Centro de Atenção à Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente (CASMCA), Dra. Célia Regina Viana Rossi Pereira; e do assessor da Direção, Dr. Moyses Rechtman, deram início ao evento.
 
Dra. Célia ressaltou a importância da mulher e homenageou todas as mulheres que passam e trabalham pelo Hospital todos os dias. “Nossas trabalhadoras desempenham com eficácia suas funções contratuais e dentro de suas possibilidades ainda cuidam da beleza e de seus lares. Meu respeito vai também às pacientes, para qual nosso trabalho é voltado, pois procuram acolhimento quando estão mais carentes para que possam desempenhar outras atividades na sociedade”, disse a médica.
 
Dr. Moyses agradeceu a parceria do Conselho Distrital de Saúde da Área Programática 3.1, representada pela presidente Fátima Lopes, que auxiliou a proporcionar essa homenagem da Direção às mulheres que têm carinho e cuidado pelo Hospital.

Já Dra. Sandra afirmou que é muito bom falar de mulher quando se gosta de ser mulher. “Não abrimos mão de quem nos dá flores, de quem nos abre a porta do carro, pois foi através desses homens, que sabem da importância da mulher, que nós conquistamos nosso espaço”, disse a diretora-geral do HGB. Além disso, Dra. Sandra leu a mensagem do Ministro da Saúde, Dr. José Gomes Temporão, encaminhada para todas as servidoras do Sistema Único de Saúde e agradeceu a presença dos homens que foram homenagear as profissionais da Unidade. “Mulher não é para ser entendida, é para ser amada, e podemos ver que grande parte dos Serviços da Unidade são representados por mulheres”, ressaltou a diretora. Outros profissionais e usuários da Unidade também estiveram presentes à homenagem.

Palestras esclareceram temas relacionados às mulheres

As palestras foram ministradas pela coordenadora Executiva da Superintendência dos Direitos da Mulher, Dra. Gleyde Selma da Hora e pelo assessor da Direção do HGB, Dr. Moyses, que abordaram respectivamente, “A Lei Maria da Penha” e “A Saúde da Mulher: da Infância à 3ª Idade”.

A Lei Maria da Penha foi criada a partir da coragem de uma mulher que denunciou a violência sofrida. “Temos que denunciar sim, pois isso fere a dignidade, a saúde e a possibilidade de desenvolvimento pleno. O estado tem estrutura para atender a mulher que procura ajuda, pois conta com uma equipe multidisciplinar”, disse Gleyce.

Dr. Moyses destacou as características e as mudanças físicas em cada etapa da vida da mulher, a importância do aleitamento e a prevenção a doenças que atingem as mulheres, como DST’s e câncer. Também alertou sobre a anticoncepção, diferentes preservativos existentes, o uso correto do material e sobre a gravidez na adolescência. Além disso, apresentou como é feito o exame de câncer de mama e falou da necessidade da assistência pré-natal e do diagnóstico do trabalho de parto.

O voluntário Simonsen, o Coral do HGB e os seresteiros do Projeto Música no Ar, da Coordenação de Atenção Comunitária e Voluntariado (CAC) se apresentaram durante o evento, que contou com o apoio do Conselho Distrital de Saúde da AP 3.1, do CASMCA, da Divisão de Hotelaria, do Serviço de Zeladoria e da Assessoria de Comunicação Social. Além disso, a CAC distribuiu lembranças para as mulheres e o Grupo Técnico de Humanização entregou ímãs e sorteou cinco quadros produzidos por mulheres que trabalham na Unidade.

Ao final, o cardiologista Dr. Julio Lohmann recebeu uma homenagem pelos 32 anos dedicados a esta Unidade e à figura feminina que atua na Unidade, que ele tanto preza. “Não podemos perder a oportunidade de surpreender nossos semelhantes. Tenho muitas mulheres na minha família e aprendi a dar valor a elas, pois nasci de uma”, disse o médico.

Voltar

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

05/04/2019 - NOTA ABERTA À POPULAÇÃO

30/11/2018 - PREOCUPAÇÃO COM A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

09/11/2018 - DOAÇÃO DE SANGUE NO HFB

09/11/2018 - Novembro Azul conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata.

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
285611 visitantes