HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

005/009/2008

Banco de Sangue recebe novo equipamento

Por Thaís Martinelli



O Banco de Sangue do HGB recebeu, no dia 7 de maio, uma Máquina de Aférese. O novo equipamento agiliza a separação das células no momento da doação de sangue. “Percebemos a necessidade de adquirir a máquina com o aumento do número de casos de dengue no Hospital, pois a demanda foi grande e o número de doadores ainda é abaixo do esperado”, disse a responsável-técnica pelo Serviço de Hemoterapia, Dra. Patrícia D’Ávila.

 Para fazer o monitoramento da máquina, estão sendo treinados três enfermeiros e quatro médicos do setor, além disso profissionais da Unidade participam sendo doadores voluntários, como aconteceu com o vigilante Reginaldo José de Paiva. “Fiquei muito satisfeito. Não estou sentindo nenhuma dor e já sei até quando a máquina começa a fazer a troca das células. Sou doador “oficial” do Banco de Sangue da Unidade”, disse ele.

 

Dra. Patrícia explica que um indivíduo de 60kg precisa receber seis unidades de plaquetas, sendo que em um procedimento normal são necessários seis doadores para chegar a esta quantidade. “Com o equipamento são coletadas oito unidades de plaquetas através de um doador apenas. O processo pode durar até duas horas e as células já saem prontas para a doação, após o resultado da sorologia”, concluiu a médica. Além disso, ela acrescenta que existem vantagens, como o fato do receptor passar a receber as células de uma pessoa só e o doador poder doar quatro vezes no mesmo mês ou 24 vezes no ano.

Quem pode doar sangue

 Não precisa muito para ser doador. Se você tem entre 18 e 65 anos, pesa mais de 50 quilos, está bem de saúde, não ingeriu bebida alcoólica 12 horas antes da doação, não está grávida ou amamentando, pode ser um doador de sangue. Não é necessário estar em jejum, recomenda-se evitar apenas alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação.

O voluntário tem direito a uma justificativa da falta ou atraso para apresentar no local de trabalho. Ajude o HGB! Compareça ao Banco de Sangue com um documento de identificação com foto. O setor funciona de segunda a sexta, das 7h30min às 12h e fica localizado na Av Londres, 616, Prédio 4, Térreo. Mais informações pelo telefone: 3977- 9576.

Voltar

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

05/04/2019 - NOTA ABERTA À POPULAÇÃO

30/11/2018 - PREOCUPAÇÃO COM A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

09/11/2018 - DOAÇÃO DE SANGUE NO HFB

09/11/2018 - Novembro Azul conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata.

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
305058 visitantes