HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

005/20/2008

Dia Mundial da Hepatite

Por Thaís Martinelli

Thaís Martinelli


No dia 19 de maio é comemorado o Dia Mundial da Hepatite e, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os riscos das hepatites B e C e difundir informação, cidades do Brasil e do mundo organizaram eventos. Passeatas, caminhadas, distribuição de material informativo, palestras, seminários, entre outras atividades foram realizadas por diversas instituições e organizações não-governamentais (ONG’s).

A Dohe Fígado, em parceria com a Faseb (Fundação de Apoio à Saúde e Ensino Bonsucesso), o Hospital de Bonsucesso e a AMORVIT (Associação de Movimentos dos Renais Vivos e Transplantados do Estado do Rio de Janeiro), promoveu a campanha na Praça das Nações, das 9h às 13h.

Os voluntários da Coordenação de Atenção Comunitária e Voluntariado do HGB ajudaram no preenchimento das fichas e na distribuição de folders, o HGB ofereceu o material e técnicos do Serviço de Patologia Clínica para realizar a coleta de sangue, a subprefeitura de Ramos autorizou e apoiou o evento, e todo o material (camisetas, tendas, banners, folders e faixas) foi patrocinado pela Faseb.

Segundo Roque Pereira, presidente da AMORVIT, o objetivo do evento é conscientizar a população sobre a doença. “Já atendemos 50 pessoas em 1 hora de evento. Alertar as pessoas é fundamental e estamos conseguindo. A informação é importante para que as pessoas façam o teste diagnóstico e procurem tratamento”, disse ele.

Para o presidente da Dohe Fígado, Carlos Cabral, seria necessário que o evento fosse realizado outros dias para que mais pessoas pudessem se prevenir. “A hepatite já é considerada a maior epidemia do século. O evento, que realizamos desde 2002, superou as expectativas. Mais de 200 pessoas fizeram os testes e todos os resultados, que serão entregues em 15 dias no HGB, serão aproveitados para as estatísticas”, disse Cabral.

Saiba mais sobre a campanha

Os eventos fazem parte da campanha mundial com o tema “Sou o número 12?”, coordenada por uma ONG recém-criada, a World Hepatitis Alliance (WHA), que representa aproximadamente 200 grupos de pacientes portadores de hepatite B e C em todo o mundo.

Dois importantes vírus, os das hepatites B e C já contaminaram 550 milhões de pessoas no mundo. Estes dados, da Organização Mundial da Saúde, mostram o impressionante tamanho da epidemia destes tipos da doença, dez vezes maior que o da AIDS. 

No Brasil existem dois milhões de infectados com a hepatite B e entre três e quatro milhões infectados com a hepatite C. Além disso, um em cada trinta brasileiros está contaminado e a maioria não sabe disso, desconhecendo que está doente porque a doença não tem sintomas aparentes. No mundo, uma em cada doze pessoas está infectada pelas hepatites B ou C.

O morador da Vila do João, Luiz Carlos de Oliveira, 54 anos, estava de passagem pela Praça das Nações e aproveitou para fazer os testes. “Sou paciente do Hospital há 20 anos e fiz esse tipo de exame há muito tempo, quando doei sangue. Precisava marcar um novo exame de sangue, mas não tenho tempo de ir. Quando soube do evento aproveitei o atendimento, que foi bem rápido, além de achar a iniciativa muito boa, pois muitas pessoas têm medo de tirar sangue”, ressaltou Luiz.

Voltar

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

05/04/2019 - NOTA ABERTA À POPULAÇÃO

30/11/2018 - PREOCUPAÇÃO COM A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

09/11/2018 - DOAÇÃO DE SANGUE NO HFB

09/11/2018 - Novembro Azul conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata.

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
349681 visitantes