HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

006/005/2008

Novo serviço é criado no HGB

Por Thaís Martinelli

Thaís Martinelli


A diretora-geral do Hospital Geral de Bonsucesso, Dra. Sandra Azevedo, na presença do diretor do Departamento de Gestão Hospitalar do Estado do Estado do Rio de Janeiro (DGH), Dr. Mário José Bueno, assinou a portaria que cria a Assessoria de Gestão Ambiental da Unidade.

 

Durante o evento, que foi realizado nesta quinta-feira (05/06), Dia Mundial do Meio Ambiente, o engenheiro da Coordenação de Segurança e Saúde do Trabalhador (CSST), Héber Fernandes, apresentou o Programa de Implantação do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) e desejou novas conquistas para o Hospital.

 

Após a apresentação, Dra. Sandra leu e assinou a Portaria nº 372/08 que cria o novo serviço e diz que: “Considerando a preocupação com a permanente melhoria dos serviços prestados no HGB, criamos a Assessoria de Gestão Ambiental, que ficará ligada à Direção, com as atribuições de planejar, implantar, monitorar e atuar na melhoria contínua dos processos relativos à interação do Hospital com o Meio Ambiente”.

 

Em seguida, o chefe da Divisão de Engenharia, Antonio Figueiredo, ressaltou a importância do Projeto. “O desenvolvimento sustentável tem sido debatido de forma constante e por este motivo, os profissionais e toda a população precisam se conscientizar e se preocupar com o futuro. Estamos com projetos em andamento para aquisição de novos equipamentos, mais eficientes e de melhor qualidade, com redução de custo”, disse o Figueiredo.

 

Para o chefe do Serviço de Zeladoria da Unidade, José Carlos Alves, a idéia mostra que o HGB, mais uma vez, foi pioneiro em uma ação. “Sinto-me honrado em fazer parte desta equipe, pois há tempos já venho trabalhando para que essas ações sejam realizadas dentro da nossa Unidade”, disse o José Carlos.

 

Já o responsável pela Assessoria de Gestão Ambiental, Dr. Humberto Rocha, que também coordena a CSST, mostrou satisfação ao ver o auditório lotado, pois isso mostra que os profissionais estão empenhados e interessados no Programa. “Esse Programa tem começo, mas não tem fim. Teremos muitas pessoas envolvidas e especialistas atuando em cada segmento e o projeto será levado por eles”, ressaltou o assessor.

 

Dra. Sandra agradeceu o engajamento de todos, inclusive das autoridades presentes. “Estamos na estaca zero e daqui para frente o resultado depende de nós. O projeto já foi iniciado e ele não pára”, disse a diretora. Já o diretor do DGH, Dr. Mário Bueno, parabenizou a ousadia, criatividade e desejo de mudança dos profissionais do HGB com a criação do serviço. “Vocês estão tornando o Programa real e dá para ver o desejo de compartilharem esta idéia com todas as outras unidades. Ela deve ser patrimônio público”, lembrou o diretor.

 

Para ele, a missão do HGB é mudar, mas a mudança precisa vir de fora para dentro. “Temos que nos conscientizar dentro de casa, começando pelos nossos familiares, amigos, até que as ações cheguem ao nosso ambiente de trabalho. Precisamos nos preocupar com o legado que deixaremos para nossos filhos e netos”, ressaltou o Dr. Mário Bueno, que aproveitou para agradecer a todos os profissionais das Redes Federais pelo empenho e dedicação ao trabalho, lembrando que a crise da Dengue pela qual passaram só fortaleceu as unidades.

 

Saiba mais sobre o projeto

 

O projeto propõe a elaboração de um Plano de Política Ambiental do HGB, que será denominado Sistema de Gestão Ambiental (SGA). A proposta será dividida em quatro módulos, correspondentes às etapas em que se dará o desenvolvimento do SGA, tais como: planejamento, elaboração, verificação e execução de medidas de controle.

 

A política ambiental é o elemento motor para a implementação e o aprimoramento do sistema de gestão ambiental organização, permitindo que seu desempenho ambiental seja mantido e potencialmente aperfeiçoado.

 

As seguintes ações serão realizadas dentro da Unidade: Levantamento da condição atual, elaboração e implantação de Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS), redução de consumo de água, redução de consumo de eletricidade, redução de consumo de papel, atuação na fase ante projeto, aquisição de equipamentos, manutenção de equipamentos, sinalização e treinamento. Segundo o Dr. Humberto, os profissionais ajudarão seguindo as diretrizes da Assessoria e colaborando com idéias. Clique no link e veja a apresentação feita no evento.   

 

Carta Aberta do Serviço de Hotelaria sobre a criação do projeto 

 

Triste por não ter estado presente por motivo de força maior, no ato de assinatura da abertura do Serviço de Gestão Ambiental (SGA), mas profundamente alegre e feliz pela iniciativa da Dra. Sandra Azevedo e Dr. Humberto Rocha, pelo Projeto. 

Hoje o hospital, além de tratar aos que dele precisa, tem a necessidade de atentar para os Recursos naturais como, água, energia e gás, diminuindo o desperdício bem como, usar com critério, os resíduos produzidos por esta unidade, evitando os poluidores e reciclando os possíveis.

 

Em 1992, a Word Bussines Council for Sustainable, cunhou o termo ECOEFICIÊNCIA, significando “a colocação no mercado de bens ou serviços que satisfaçam às necessidades humanas,trazendo melhor qualidade de vida, reduzindo os impactos ambientais e o uso de recursos naturais, considerando o ciclo inteiro de vida da produção e reconhecendo a capacidade do planeta de suportar tal demanda”.

 

Isto é o que norteia com certeza este novo serviço e o nosso hospital tem tudo para ser pioneiro e referência nesta modalidade, visando a orientar e implantar uma produção mais limpa, com avaliação técnica continuada, eliminando ou reduzindo os riscos e perdas ambientais, ocupacionais e econômicas, mantendo os mais altos padrões técnicos e a qualidade de atendimento dos pacientes e clientes.

 

Seremos um Hospital ECOEFICIENTE.

 

Parabéns Dr. Mario Bueno, Dra. Sandra Azevedo pela sua atitude e sucesso Dr. Humberto nesta empreitada. Conte sempre com nossa energia e empenho.

 

Edson J Santana

Coordenador do PGRSS

Chefe do Serviço de Hotelaria do HGB

Voltar

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

05/04/2019 - NOTA ABERTA À POPULAÇÃO

30/11/2018 - PREOCUPAÇÃO COM A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

09/11/2018 - DOAÇÃO DE SANGUE NO HFB

09/11/2018 - Novembro Azul conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata.

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
349927 visitantes