HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

006/13/2008

Guia para o cuidador

Por Danielle Fernandes

Divulgação


O Ministério da Saúde lançou na última quarta-feira, dia 11, o Guia Prático do Cuidador – manual que traz informações para prevenção de problemas de saúde com o idoso, direcionado aos profissionais de saúde e população em geral. O conteúdo aborda temas como: banho do idoso, alimentação saudável, como agir em casos de quedas e convulsões, entre outros.

O Guia foi lançado durante o Seminário Nacional sobre Violência e Saúde na Velhice, que está sendo realizado em Brasília. Ao todo, serão distribuídos 30 mil exemplares em todo o Brasil, em municípios com mais de 500 mil habitantes, coordenações estaduais de saúde do idoso, escolas técnicas em saúde do SUS e ONGs.

 

Faça o download do manual clicando aqui.

 

Leia abaixo algumas dicas do guia:

 

- Denúncias: em casos de maus-tratos, denuncie no Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa ou no Ministério Público, nas delegacias policiais, no IML ou nas delegacias especializadas da mulher e Centros de Referência da Mulher.

- Em casos de engasgo: tentar primeiro retirar com o dedo o pedaço de alimento, caso não consiga, coloque a pessoa em pé, abrace-a pelas costas e aperte com seus braços a boca do estômago da pessoa.

 

- Em caso de queda e suspeita de fratura: procure não movimentar a pessoa cuidada e chame o serviço de emergência (Samu/192), o mais rápido possível.

 

- Medicamentos: mantenha-os sempre na caixa original para facilitar o controle de validade e a ingestão. Evite planejar medicamentos no horário que a pessoa dorme, pois isso prejudica a qualidade do sono.

 

- Problemas com o sono: Evite oferecer café após 18h e dar líquidos à noite, para evitar que o indivíduo urine durante o sono.

 

- Auxiliando o intestino a funcionar: Deite a pessoa de barriga pra cima, segure as pernas, estique-as e dobre-as sobre a barriga; essa pressão ajuda a eliminar os gazes.

 

- Piso da casa: deve ser preferencialmente antiderrapante e não deve ser encerado. Retire tapetes, capachos, tacos e fios soltos.

 

- Roupas: o sapato deve ter solado de borracha. Dê preferência a roupas fechadas com velcro, elástico ou aberta na frente.

 

- Paredes da casa – adote barras de apoio na parede do chuveiro e ao lado do vaso.

Fonte: Ministério da Saúde

Voltar

21/04/2019 - INAUGURAÇÃO DE SERVIÇO

21/04/2019 - COLOCAÇÃO DE PRÓTESE FONATÓRIA

21/04/2019 - DIA DO OBSTETRA

21/04/2019 - AÇÃO INTEGRADA PARA HOSPITAIS FEDERAIS

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
336568 visitantes