HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

006/23/2008

Dia Nacional de Prevenção à Asma

Por Thaís Martinelli

Divulgação


No Brasil, de acordo com o Estudo Internacional de Asma e Alergia na Infância (ISAAC), entre 20% e 30% das crianças e adolescentes de grandes cidades brasileiras apresentam sintomas indicativos da asma. No dia 21 de junho foi comemorado o Dia Nacional de Prevenção à Asma.

 

A Organização Mundial de Saúde, por sua vez, estima que há cerca de 150 milhões de asmáticos em todo o planeta, e ocorrem 180 mil mortes por ano decorrentes da doença. Além do estimável sofrimento individual e familiar que provoca, a asma resulta em gigantesco custo direto e indireto, com visitas a pronto-socorro, consultas médicas, medicamentos, faltas ao trabalho e à escola.

 

Saiba mais sobre a doença

 

A asma é uma doença respiratória que atinge pessoas de todas as idades, inclusive as crianças. No inverno, as doenças respiratórias chegam com mais força, e a asma é uma das principais causas de consulta nos serviços de emergência. Além disso, é uma doença desencadeada, na maioria das vezes, por ácaros, fungos, pólen, pêlo de animais e fumaça e pode se manifestar desde a infância até a terceira idade.

 

Entre os sintomas mais comuns destaca-se o chiado, a tosse e falta de ar que dificultam, por exemplo, a atividade adequada do dia-a-dia das crianças. Quando a crise passa, o indivíduo portador de asma não tem sintomas e pode retornar às atividades normais.

 

Conheça formas de tratamento


A homeopatia é uma especialidade médica, reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina, que trata o indivíduo como um todo, de forma holística, simples e eficaz e que pode ser aplicada como tratamento de prevenção e acompanhamento da doença, evitando e tratando as crises. O tratamento preventivo evita que muitos brasileiros morram por causa da asma.

 

Este tratamento não tem idade para começar: bebês, adolescentes, gestantes, homens, mulheres e até a terceira idade podem se beneficiar do mesmo. No entanto, é importante lembrar ao paciente que todo tratamento para as doenças respiratórias são prolongados, inclusive na homeopatia, mas seus efeitos devem ser sentidos logo no início da medicação. Em quadros agudos, por exemplo, o efeito tem que ser mais rápido para não permitir que esse quadro evolua e se agrave, pondo em risco até a vida desse paciente.

 

Cada tipo de pessoa reage de forma individual ao tratamento e vários fatores são importantes, tais como: há quanto tempo ele tem esse quadro; se há outros problemas, associados ou não, às características de saúde desse paciente, entre outros.

 

Serviço no HGB

 

A equipe do Serviço de Pneumologia do HGB é composta por quatro médicos, sendo eles: Dra. Maria da Glória Pereira Fernandes, responsável pelo Serviço; Dr. Ronaldo Nascentes; Dra. Mara Negreiros e Dra. Adriana Ferreira de Carvalho. O setor fica localizado na Clínica Médica (Prédio 1/ 3º andar) e funciona no Ambulatório de Pneumologia (Prédio 6/ 2º andar), às terças, quintas e sextas-feiras, das 9h às 11h. Mais informações pelos ramais 9628 e 9784.

 

Fonte: www.saude.gov.br

Voltar

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

05/04/2019 - NOTA ABERTA À POPULAÇÃO

30/11/2018 - PREOCUPAÇÃO COM A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

09/11/2018 - DOAÇÃO DE SANGUE NO HFB

09/11/2018 - Novembro Azul conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata.

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
279546 visitantes