HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

006/30/2008

Programa de Educação em Diabetes do HGB

Por Thaís Martinelli



O Programa de Educação em Diabetes do Hospital Geral de Bonsucesso (HGB), dirigido às crianças e aos adolescentes, teve início em 1975 com uma equipe multidisciplinar, com objetivo de diminuir as internações por complicações agudas através da educação continuada.

Com o apoio da equipe, em 1984, foi fundada a Associação de Diabéticos do HGB. Dois anos depois, estimulados pelos bons resultados e preocupados com a prevenção das complicações crônicas, o grupo de adultos diabéticos foi integrado ao Programa. Em função da nova clientela teve seu Estatuto reformado em 1986 passando à Associação dos Diabéticos Infanto-juvenil e Adulto do HGB. Não recebe ajuda governamental, vive da Contribuição dos Sócios (Diabéticos que fazem tratamento no HGB) e Sócios Amigos dos amigos dos Diabéticos (aberto a qualquer pessoa que queira ajudar a Associação), trabalho voluntariado de Diabéticos-Sócios e/ou Familiares.

 

A partir de 2001, o Programa foi reestruturado conforme o Programa de Doenças Crônicas Degenerativas do Ministério da Saúde e, com isso, foi criada a Secretaria do Programa, proporcionando aos demais profissionais da equipe maior acesso às informações e melhoria no atendimento específico.

 

O Programa de Educação em Diabetes do HGB foi oficialmente reconhecido pela PORTARIA/MS/HGB/Nº44, de 11 de março de 2003. Em seguida, foi aberta a Farmácia do Programa. Com expansão da equipe, em janeiro de 2006 foram incluídos a Consulta Pré-Clínica e, posteriormente, o Centro de Atendimento ao Pé Diabético (CAPEDI) de atuação essencialmente preventiva, inaugurado em 13 de setembro de 2006.

 

Saiba mais sobre o CAPEDI

 

O pé do diabético é preocupação constante de todos os profissionais da área, decorrente de graves complicações na maioria por falta de informação e dificuldade de uma avaliação profissional específica. Por este motivo foi implantado o Projeto do CAPEDI, beneficiando os pacientes inscritos no Programa de Educação em Diabetes do Hospital, com o objetivo de melhorar a qualidade do atendimento primário, secundário e terciário ao Pé do Diabético através de programas educacionais e assistências.

        

Como funciona o Programa

 

O Programa realiza as seguintes atividades sócio-educativas: Associação Farmácia Educativa, Grupo de Teatro Favo de Mel, Oficinas, Passeio, Sala de Espera, Bazar, Reunião Mensal, Feira Anual de Diabetes e Jornal Doçura.

 

Nas reuniões semanais com as crianças, os profissionais oferecem orientações sobre alimentação, conservação e administração da insulina, rodízio nos locais de aplicação, alerta sobre a importância da monitorização da glicemia, além de palestras educativas, consultas de Enfermagem e orientações para evitar complicações nos pés e encaminhamento para as clínicas quando for necessária avaliação precoce, informações para gestante e confecção de palmilhas pela terapeuta ocupacional.

 

Atendimentos psicológicos e pedagógicos também são realizados e o Programa conta com o apoio dos Serviços de Cirurgia Vascular e Dermatologia. Mais informações pelo ramal 9792.

 

O setor funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h, no térreo do Prédio 6 (Ambulatório) e a equipe é composta pelos seguintes profissionais:

 

Coordenadora do Programa: Dra. Neuza Braga Campos de Araújo

Nutricionista: Sandra Marques Moreira

Enfermeiros: Claudia Maria Pereira e João Carlos Gomes Bezerra

Técnicos de Enfermagem: Regia de Castro Souza Azevedo, Kelli Cristine  A. de Souza, Suzana Laureana Leone, Silvia Alves dos Santos, Sueli Ramos e Gláucia Valéria Porto Neves.                                                                          

Terapeuta Ocupacional: Maria Lucia Rosa Quinta        

Assistente Social: Arlete da Silva Lima e Nair Aparecida de Souza

Fisioterapeuta: Sandro Silva

Médicos Endocrinologistas: Marilena de M. Cordeiro Afradique, Neuza Braga Campos de Araújo, Nair Rey Cardoso, Nilson Duarte Correa, Maria Jose Braga Ferreira de La Nuez, Cássia Moraes de Araújo e Fabiana da Costa Saldanha

Secretárias: Maria Lucia de Brito Ribeiro, Laura Olímpia Chaves e Esmeralda Alves Quintanilha

Farmacêutico: Hugo Moreira

 

Voltar

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

05/04/2019 - NOTA ABERTA À POPULAÇÃO

30/11/2018 - PREOCUPAÇÃO COM A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

09/11/2018 - DOAÇÃO DE SANGUE NO HFB

09/11/2018 - Novembro Azul conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata.

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
304770 visitantes