HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

006/30/2008

Programa HGB Vida é apresentado em Congresso no Sul

Por Thaís Martinelli

Thaís Martinelli


A coordenadora do Programa HGBVida, Nadjane Pereira, e a Diretora de Recursos Humanos do Hospital Geral de Bonsucesso (HGB), Arlene Gidra, participaram do 8º Congresso de Stress da ISMA-BR (Internacional Stress Management Association) e 10º Fórum Internacional de Qualidade de Vida no Trabalho em Porto Alegre. O trabalho “Programa Qualidade de Vida para Trabalhadores de um Hospital Público” foi apresentado no dia 25 de junho para mais de 400 participantes.

Saiba mais sobre o trabalho que foi apresentado

Em março deste ano, o trabalho foi aprovado pela Comissão Científica do evento com conceito 8.7 e inserido como trabalho oral empresarial. As representantes do Hospital conheceram o Congresso no ano passado quando participaram de um curso sobre estresse e no decorrer do evento perceberam que trabalhos sobre qualidade de vida do trabalhador não eram apresentados. “Resolvemos mandar o nosso projeto e fomos aprovados com um conceito muito bom. Participamos de todo o processo”, disse Nadjane.

O trabalho visa identificar as principais causas de falta ao trabalho por doença em um hospital público federal no Rio de Janeiro e propor mudanças através da implantação do Programa de Qualidade de Vida para os trabalhadores da Instituição. Analisadas estas causas no HGB no ano de 2005, apenas dos trabalhadores efetivos do Ministério da Saúde, a partir dos dados fornecidos pelo Serviço de Perícias Médicas do hospital, procedeu-se estudo quali-quantitativo, utilizando como suporte teórico bibliografias sobre os riscos ocupacionais do profissional de saúde no ambiente hospitalar e conceitos relacionados ao processo saúde/trabalho e promoção da saúde.

Sendo o ambiente hospitalar um lugar que apresenta uma série de riscos decorrentes de fatores biológicos, físicos, químicos, psicossociais e ergonômicos, os quais podem ser prejudiciais à saúde dos trabalhadores, faz-se necessário a implementação de medidas que visem diminuir a sobrecarga física e emocional comuns a este ambiente, visando reduzir os acidentes e o absenteísmo por doença. Em vista disto, a Divisão de Recursos Humanos e o Grupo Técnico de Humanização Hospitalar do HGB implantaram, em setembro de 2006, o Programa de Qualidade de Vida para os Trabalhadores do Hospital Geral de Bonsucesso - “Espaço HGB VIDA”.

O programa consiste em oferecer, gratuitamente, atividades físicas, terapêuticas, artísticas e educativas visando elevar o nível de energia e a auto-estima do trabalhador, reduzindo o estresse físico e mental. São realizados nove tipos de atividades, que beneficiam cerca de 60% dos profissionais. “Esperamos beneficiar um número maior de trabalhadores visando sua satisfação como pessoa, cidadão e agente público”, disse a diretora de RH, Arlene Gidra.

Evento visa melhoria da qualidade de vida

O evento teve como foco o controle emocional e a incidência de burnout nas empresas. Além disso, os temas selecionados para o Congresso de 2008 atenderam a uma demanda atual, que envolveu debates, experiências empresariais, pesquisas na área e a discussão do peso da responsabilidade social neste processo. Foram discutidas medidas pontuais e ações para tornar o dia-a-dia corporativo mais produtivo, sem prejuízos para a saúde física e mental.

Segundo a comissão organizadora do evento, o gerenciamento das emoções é um dos grandes desafios que os profissionais enfrentam atualmente. E pesquisas recentes revelam que sentimentos, como a raiva, podem levar à morte prematura. Com freqüência, o rancor e a agressividade são identificados como causas de problemas cardíacos e, sendo assim, indivíduos cínicos e hostis têm cinco vezes mais chance de morrer antes dos cinqüenta anos do que pessoas calmas e capazes de perdoar, que conseguem se desligar emocionalmente da situação de estresse e se recompõem mais rápido.

Voltar

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

05/04/2019 - NOTA ABERTA À POPULAÇÃO

30/11/2018 - PREOCUPAÇÃO COM A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

09/11/2018 - DOAÇÃO DE SANGUE NO HFB

09/11/2018 - Novembro Azul conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata.

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
285492 visitantes