HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

007/11/2008

Reflexologia podal e auriculoterapia

Por Ana Elisa Moraes

Ana Elisa Moraes


Ações do Programa HGBVIDA, que melhoram a qualidade de vida dos profissionais, beneficiam plantonistas do horário noturno. Estão sendo oferecidas, desde fevereiro, as atividades Reflexologia Podal e a Auriculoterapiainiciativa que vem sendo bem-recebida pelos funcionários. A prova disso é a alegria demonstrada com a chegada dos profissionais do Programa, Claúdia Ribeiro e Marco Chocron, aos setores e clínicas.

Cláudia explica que a Reflexologia é o estudo dos pontos reflexos, presentes ao longo do corpo humano, capazes de enviar estímulos neurológicos às áreas cerebrais correspondentes e responsáveis pelo funcionamento dos diversos órgãos e sistemas da fisiologia humana. Estes estímulos podem corrigir ou ativar determinadas funções orgânicas, restabelecendo o fluxo energético e conseqüentemente a saúde. A técnica mais conhecida da Reflexologia é a Auriculoterapia, parte integrante dos recursos terapêuticos da Medicina Chinesa.

No HGB, de terça-feira a quinta-feira, das 19h às 21h, se faz a reflexologia podal (nos pés) e a auricular (orelha). “Nos pés estimula, através de massagens, pontos ligados aos caminhos por onde a energia passa” e que refletem em outras partes do corpo, comentou Marco. Através do uso das técnicas pode-se detectar o mau funcionamento de algum órgão. Um ponto dolorido no pé de acordo com o local da massagem ajuda a aliviar as tensões, o estresse e o cansaço, principalmente, já que o trabalho é feito de pé.

As atividades começaram pela Emergência com os médicos durante duas semanas. Em seguida, seguiram por todo o Prédio Central e atualmente estão na Maternidade. “A meta é ir para todos os setores permanecendo neles pelo menos, por três dias para favorecer a todos os plantonistas” afirma a fisioterapeuta.

Iniciativa é aprovada por funcionários

Os elogios são o resultado das ações desenvolvidas com os plantonistas. O técnico de Enfermagem Carlos Alfredo Ferreira, de 64 anos, está no Hospital há mais de 35 anos. “Achei ótimo, nunca tinha feito”, considerou o profissional que pratica exercício regularmente como caminhada e passeio de bicicleta.

As auxiliares de Enfermagem, Eva Ribeiro, Glauciana Ávila e Michele Maranhão, também aprovam a iniciativa. “Foi bom! A gente que vive de forma agitada e com esta atividade relaxa”, justifica Eva. Para Glauciana, a melhor hora é fazer antes de começar o plantão. “É ótimo, o tempo de 15 minutos é ideal para que todos os funcionários possam participar”, disse. Michele também entrou no clima e declarou a importância da atividade para os profissionais já que combate o estresse, a ansiedade e dores lombares.

O Programa HGBVida foi desenvolvido pela Direção de Recursos Humanos da Unidade  e proporciona gratuitamente, ações físicas e terapêuticas que elevam a auto-estima do trabalhador e reduzem o estresse físico e mental. Saiba mais sobre o Programa.

Voltar

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

05/04/2019 - NOTA ABERTA À POPULAÇÃO

30/11/2018 - PREOCUPAÇÃO COM A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

09/11/2018 - DOAÇÃO DE SANGUE NO HFB

09/11/2018 - Novembro Azul conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata.

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
279742 visitantes