HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

007/14/2008

Vigilantes doam sangue no HGB

Por Ana Elisa Moraes

Ana Elisa Moraes


A Matemática pode até não ser a disciplina preferida de muitos, mas, com certeza, é esperado por todos o resultado da sentença: conscientização + solidariedade = gesto que salva vidas. A lógica da equação foi demonstrada, na última sexta-feira, dia 11, pelos alunos do Centro de Formação de Profissionais de Segurança Privada Forbim quando visitaram a Unidade para doação de sangue. 

Envaldiran Silvino, de 24 anos e Cremilson Silva, de 31, foram dois dos voluntários que doaram sangue pela primeira vez. Para eles e os demais do grupo, é gratificante saber que o gesto de todos poderá ajudar na recuperação de muitos doentes. “Meu pai é doador há alguns anos e minha esposa também é solidária”, contou Cremilson que pretende estimular outros familiares ao gesto.  

George Prado, de 21 anos; Reginaldo Abreu, de 31; e Rejean Miranda, de 25, já são experientes em doação de sangue. “Estava aguardando a oportunidade para doar este ano, quando surgiu o convite do instrutor e aceitei logo, disse Rejean ressaltando a importância da iniciativa. George descreve o gesto como um ato fraterno: “Agora tenho mais irmãos de sangue”. Já Reginaldo lembra que um dia você também poderá precisar. “É muito bom ajudar ao próximo”, justificou.

Conscientização sobre a campanha é importante

A solidariedade também pode estar ligada em conseguir voluntários para a Unidade. É o caso dos funcionários do HGB, como André Gonzales, apoio operacional do Serviço de Farmácia. Ele, que já doa sangue no Hospital, ao perceber a necessidade da instituição entrou em contato com a Forbim, no ano passado e o resultado está sendo a vinda do grupo.

Segundo informou o representante da Direção da empresa, André Carvalho, a Forbin está desenvolvendo o trabalho de conscientização com alunos e funcionários desde 2007. Neste ano, há cerca de três meses, grupos de 40 pessoas em média, comparecem toda sexta-feira ao HGB para doarem sangue.

Não precisa muito para ser solidário

Ter entre 18 e 65 anos; pesar mais de 50 quilos; não ser usuário de drogas; não ingerir bebida alcoólica nas últimas 24 horas e, no caso das mulheres, não estar grávida, amamentando ou fazendo uso de medicamentos. Não é necessário estar em jejum. É preciso levar um documento original com foto. Todas as pessoas que colaborarem terão direito a uma justificativa da falta ou atraso para apresentar no local de trabalho.

O Serviço de Hemoterapia do Hospital funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 12h, no térreo do Prédio 4. A médica-hemoterapeuta do Serviço, Joelma Oliveira, justifica que se ficar agendada a visita de um grupo após o horário de funcionamento poderá ser elaborada uma escala especial para receber esses doadores. Mais informações pelos telefones 2561-3473 e 3977-9577 ou diretamente no local, na Av. Londres, 616, Prédio 4 / térreo, Bonsucesso.

Voltar

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

05/04/2019 - NOTA ABERTA À POPULAÇÃO

30/11/2018 - PREOCUPAÇÃO COM A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

09/11/2018 - DOAÇÃO DE SANGUE NO HFB

09/11/2018 - Novembro Azul conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata.

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
284734 visitantes