HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

008/005/2008

Dia Nacional da Saúde e Dia Nacional da Farmácia

Por Ana Elisa Moraes

Ana Elisa Moraes


Em 5 de agosto são comemoradas duas datas nacionais: o Dia da Saúde e o Dia da Farmácia. É verdade que uma está diretamente ligada à outra. Afinal, quando precisamos de produtos de higiene pessoal ou quando não nos sentimos bem, um médico nos receita algum medicamento, e é lá na farmácia que vamos, não é mesmo?

 

Vale lembrar que o Dia Nacional da Saúde está aí para ressaltar que os cuidados que devemos ter com o corpo e a mente são diários a fim de que seja possível festejarmos cada dia. Estar atento a uma boa alimentação, fazer exercícios, além da higiene pessoal e das horas de lazer e de descanso são práticas indicadas pelos especialistas para o equilíbrio humano.

 

Falando sobre o Dia Nacional da Farmácia, vamos levar a conversa para a farmácia hospitalar. Será que ela se resume em entregar remédio? No HGB, o Serviço de Farmácia tem abrangência assistencial. A Farmácia Hospitalar é unidade clínica, administrativa e econômica, dirigida por um farmacêutico. É ligada, hierarquicamente, à Direção do Hospital e integrada funcionalmente com as demais áreas de assistência ao usuário, porque é nele que está o foco, bem como as necessidades dele, e no medicamento como instrumento.

 

“O ciclo do medicamento inicia pela seleção, o que será comprado e segue com a aquisição, armazenamento e o sistema de distribuição”, explicou o coordenador do Serviço, Angelo Saboia Borsatto.

 

Entre as atividades da Farmácia Hospitalar estão a participação na Comissão de Controle de Infecções Hospitalares e na Comissão Permanente de Padronização de Medicamentos e Farmacoterapêutica. A atuação do profissional da área também pode ser verificada na Farmacovigilância, quando da eficácia dos medicamentos e casos de efeitos adversos. Portanto, lembre-se de que falar de farmácia é mais do que se imagina, principalmente quando diz respeito ao segmento em âmbito hospitalar.

Voltar

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

05/04/2019 - NOTA ABERTA À POPULAÇÃO

30/11/2018 - PREOCUPAÇÃO COM A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

09/11/2018 - DOAÇÃO DE SANGUE NO HFB

09/11/2018 - Novembro Azul conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata.

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
279588 visitantes