HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

009/001/2008

Integrando saberes na saúde

Por Elaine Moreira



O Hospital Geral de Bonsucesso (HGB) promoveu a Jornada Comemorativa “Integrando saberes na saúde” nos dias 26, 27 e 28 de agosto em comemoração aos dias Nacionais dos Serviços de Psicologia e de Nutrição. A Mesa de Abertura do evento foi composta pela diretora-geral do HGB, Dra. Sandra Azevedo; diretora Médico-Assistencial, Dra. Lívia Frankenfeld; Chefe da Psicologia, Márcia Natal e a Chefe da Nutrição, Rosane Machado. Além dos membros dos Conselhos Regionais de Nutrição, Elizabeth Rego e Psicologia, Rodrigo Santos.

 

A diretora da Unidade, Dra. Sandra, abriu oficialmente o evento falando da importância da integração dos profissionais. “Quando se faz integração de saberes é que começamos realmente a cuidar do nosso paciente, pois só assim podemos conhecer a integralidade dos seres humanos”, afirmou a diretora. Em seguida, a chefe da Psicologia, Márcia Natal, fez uma apresentação onde foi abordado o histórico da Psicologia no HGB, a missão do Serviço na Unidade, desafios a serem enfrentados pela equipe e os sentimentos mais freqüentes dos usuários enquanto vive o adoecimento e hospitalização. Já a chefe da Nutrição, Rosane falou sobre a missão do setor, principais metas, áreas de atuação e recursos humanos.

 

A nutricionista do Conselho Regional de Nutrição, Elizabeth Rego, falou sobre a Resolução 380/2005 que define as áreas de atuação, atribuições a serem exercidas e os parâmetros numéricos. E ainda, a lei 8.234 de 17 de setembro de 1991, que regulamenta o exercício do profissional nutricionista. O Psicólogo do Conselho Regional de Psicologia, Rodrigo Santos, destacou como a Comissão de Saúde do CRP-RJ vem pensando o papel do hospital na sociedade contemporânea. “Na Idade Média, o hospital não tinha função de curar, mas sim de excluir as pessoas indesejadas da sociedade. A assistência médica não aparecia. No século XVII, passou a ser um local para o pobre morrer após receber assistência espiritual. Mas, com a Revolução Industrial, essas pessoas passaram a serem valorizadas enquanto mão-de-obra, então os hospitais começaram a ter a função de curá-las”, disse o colaborador da Comissão de Saúde.

 

O psicólogo Helder Muniz, professor do Departamento de Graduação e Pós-Graduação de Psicologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), fez a conferência de abertura “Saúde para os que cuidam da saúde”, onde foi enfatizado que os profissionais precisam dar atenção a si próprios e se atentarem quanto à sua saúde.

 

Veja o que foi abordado nos outros dias da Jornada

 

Usuários da Cardiologia são acompanhados por psicólogas

 

Informações sobre o câncer fizeram parte do evento

 

Transtornos Alimentares

 

Profissionais mostraram sua rotina em Maternidade

 

Transplante é o último tema

Voltar

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

05/04/2019 - NOTA ABERTA À POPULAÇÃO

30/11/2018 - PREOCUPAÇÃO COM A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

09/11/2018 - DOAÇÃO DE SANGUE NO HFB

09/11/2018 - Novembro Azul conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata.

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
284776 visitantes