HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

009/15/2008

Conscientização sobre os Linfomas

Por Thaís Martinelli



No dia 15 de setembro é comemorado o Dia Nacional de Conscientização sobre os Linfomas. A data tem como objetivo informar sobre o câncer no sistema linfático, o linfoma, apresentado em mais de 30 tipos, cuja incidência, segundo especialistas, tem aumentado a cada ano.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), nos últimos anos foram registradas 3.194 mortes por linfoma no Brasil, média de 8,5 mortes do dia. 

Apesar do linfoma ser o quinto tipo de câncer em freqüência no mundo, com cerca de mil pessoas diagnosticadas por dia, pesquisas mostram que 74% da população mundial não sabe que linfoma é um tipo de câncer e mais de 30% desconhece a existência da doença. No Brasil, apenas 12% da população conhece a doença e 6% é capaz de identificar algum dos sintomas.

 

Segundo a ABRALE (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia), somente ao conhecer melhor o linfoma é possível combatê-lo de modo satisfatório. O diagnóstico correto e tratamento adequado possibilitam ao paciente maior chance de cura.

 

HGB atende paciente com linfomas

 

A equipe do Serviço de Hematologia do HGB é composta por dois médicos hematologistas, Dr. Fernando Leal e Dr. Maurício de Barros, este responsável pelo Serviço.

 

O setor atende de segunda a sexta, das 8h às 12h, no 3º andar do Prédio 1. Os pacientes externos, que necessitam de atendimento na Unidade, precisam comparecer ao setor com encaminhamento. Mensalmente, são atendidos mais de 40 casos no Hospital.

 

Além do Serviço de Hematologia, o HGB conta com o Serviço de Dermatologia e de Oncologia, que dão suporte no diagnóstico e tratamento da doença.

 

Saiba mais sobre o Linfoma e o tratamento da doença

 

O linfoma desenvolve-se nos linfonodos (gânglios) do sistema linfático. Este é responsável pela defesa natural do organismo contra infecções. Os sintomas mais comuns do linfoma são o aumento indolor dos linfonodos, principalmente no pescoço, mediastino (região localizada entre os pulmões e o coração), axilas, abdômen ou virilha, febre, suor, principalmente à noite, perda de peso e coceira, sendo estes em excesso.

 

O tratamento dos linfomas varia de acordo com o estágio e tipo da doença, havendo casos em que não se trata a doença, apenas controla-se os sintomas, como certos linfomas indolentes. As opções de tratamento envolvem quimioterapia, radioterapia, transplante de medula óssea e, para determinado tipo de linfoma não-Hodgkin, os anticorpos monoclonais, mais conhecidos como terapia-alvo, que atacam diretamente as células cancerígenas sem agredir as saudáveis.

 

Segundo a ABRALE, não há nenhuma maneira conhecida de se prevenir o linfoma. Com isso, é importante que o indivíduo cuide da saúde, fique atento a qualquer sinal do corpo e caso apareça algum sintoma, procure um médico. Quanto antes diagnosticado os sintomas, maiores as chances de cura.

Voltar

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

05/04/2019 - NOTA ABERTA À POPULAÇÃO

30/11/2018 - PREOCUPAÇÃO COM A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

09/11/2018 - DOAÇÃO DE SANGUE NO HFB

09/11/2018 - Novembro Azul conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata.

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
304692 visitantes