HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

009/19/2008

Dia do Ortopedista

Por Thaís Martinelli



O Dia do Ortopedista é comemorado no dia 19 de setembro em homenagem à Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, fundada em 1935. Nesta mesma data, são organizadas ações sociais envolvendo os ortopedistas e a sociedade em campanhas de prevenção, identificação e tratamento de doenças relacionadas à especialidade médica.

 

No HGB, o Serviço de Ortopedia é coordenado pelo Dr. Cláudio Mendes, que conta com a equipe de 10 médicos Staff e 6 residentes. Em média, são realizadas 90 cirurgias e mais de 600 atendimentos ambulatoriais por mês.

 

Conheça um pouco mais da história da Ortopedia

 

É o ramo da Medicina que trata das alterações e doenças em músculos, ossos, articulações ou ligamentos, ou seja, do aparelho locomotor, sejam elas congênitas, desde o nascimento, ou desenvolvidas durante a vida do paciente por causa dos maus hábitos posturais.

 

Esta especialidade desenvolveu-se pela necessidade de corrigir deformidades, restabelecer uma função e aliviar a dor. Os cirurgiões ortopédicos desenvolveram a habilidade de prevenir perdas importantes de função e, por outro lado, realmente prevenir mortes inevitáveis. Eles buscam a perfeição da sua arte, assegurando ao paciente alcançar sua melhor condição no menor período de tempo pelo método mais seguro possível.

Saiba os tipos de doenças existentes

Existem diversas doenças ósseas que independem do trauma, como o câncer ósseo, luxações congênitas e deformidades ósseas que necessitam de tratamento médico, como por exemplo as hérnias de disco, que causam dores intensas na coluna. O aumento da velocidade de locomoção do ser humano trouxe também o trauma, considerada uma doença.

Outro importante campo de atuação da especialidade é na área do esporte, onde existem as lesões decorrentes das atividades esportivas envolvendo o sistema músculo-esquelético, que envolvem os músculos, tendões, cápsula e ligamentos articulares e os ossos nos mais diversos graus de comprometimento, de acordo com a gravidade da lesão.

Além disso, alguns acidentes podem acarretar fraturas ósseas complexas, com perdas sanguíneas importantes. Estas podem ser "fechadas", isto é, houve uma fratura mas a parte fraturada não se comunicou com a parte externa, sendo por isso considerada uma fratura limpa e que pode ser alinhada e mantida imobilizada com gesso. Outro tipo de fratura é a "exposta", que ocorre quando a fratura tem alguma comunicação com o meio exterior. Um exemplo seria um fêmur fraturado que rasgasse a pele e aparecesse do lado de fora da perna.

Fonte: www.wikipedia.org

Voltar

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

05/04/2019 - NOTA ABERTA À POPULAÇÃO

30/11/2018 - PREOCUPAÇÃO COM A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

09/11/2018 - DOAÇÃO DE SANGUE NO HFB

09/11/2018 - Novembro Azul conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata.

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
284718 visitantes