HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

009/19/2008

HGB recebe alunos de curso da SES

Por Ana Elisa Moraes

Ana Elisa Moraes


Alunos do Curso de Promoção e Manejo ao Aleitamento Materno da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) visitaram o Hospital Geral de Bonsucesso (HGB), no último dia 17, para a aula prática nas dependências do prédio da Maternidade. O HGB está se preparando para obter o credenciamento na Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC). Dentre as ações realizadas, estão treinamentos internos e externos com funcionários da própria instituição e também de outras unidades de saúde.

 

No roteiro da turma de 14 alunos, constaram práticas no Ambulatório de Pré-Natal, na Unidade Intermediária (UI) Neonatal e no Alojamento Conjunto, além de visitas às enfermarias, durante a manhã. E, à tarde, prática simulada; orientações sobre a formação de grupos de apoio à amamentação; debate sobre assistência hospitalar ao parto e ao puerpério imediato; apresentação de vídeos sobre pegas espontâneas e Método Mãe Canguru.

 

Alunos elogiam trabalho efetuado no HGB

 

Funcionárias do Hospital Estadual de Nilópolis que participaram da aula ficaram satisfeitas com o conteúdo abrangente do curso e com o que foi constatado no HGB.

 

A família deve incentivar à amamentação e “a visita de irmãos que acontece na UI contribui para isso”, destacou a assistente social Juveracy Santos. Já as fisioterapeutas Silange Loponte e Alicia dos Santos ressaltaram a organização da equipe no atendimento e as orientações dadas na Unidade. “O contato mãe-bebê com a amamentação na primeira hora é muito bom”, observou Silange. O acompanhamento no Pré-Natal, onde é indicada a forma correta de aleitamento materno, foi enfatizado pela enfermeira Rosane Amaral.

 

A representante do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente da SES-RJ, Conceição Salomão, que acompanhou o grupo durante a visita, elogiou o Berçário Virtual do HGB. “O serviço é uma ação de humanização, fiquei encantada com o trabalho e como é realizado”, ressaltou.

 

Saiba mais sobre a IHAC no HGB

 

A IHAC é uma parceria do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) com a Organização Mundial da Saúde (OMS) iniciada em 1990, na Itália. Um dos "Dez Passos" normas estabelecidas pela parceria −, que no Brasil começou prioritariamente dois anos depois, está a capacitação de funcionários dos hospitais no apoio e incentivo à amamentação. Outros temas abordados pela IHAC são o parto e a humanização do atendimento à gestante.

 

No HGB, além de treinamentos, a iniciativa vem sendo desenvolvida, através de colocação de material de divulgação nos setores envolvidos com o aleitamento materno, mudança de rotinas de atendimento e reuniões para a avaliação do processo de implantação dos "Dez Passos". A Unidade realiza dois cursos por ano na área de promoção e manejo ao aleitamento materno. A 13ª edição irá acontecer em novembro e as inscrições serão abertas em meados de outubro.

Voltar

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

05/04/2019 - NOTA ABERTA À POPULAÇÃO

30/11/2018 - PREOCUPAÇÃO COM A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

09/11/2018 - DOAÇÃO DE SANGUE NO HFB

09/11/2018 - Novembro Azul conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata.

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
349287 visitantes