HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

009/29/2008

Doação de órgãos

Por Danielle Fernandes



No último sábado, 27 de setembro, Dia Nacional do Doador de Órgãos, 25 crianças recém-transplantadas dos Serviços de Transplante Renal e de Fígado do Hospital Geral de Bonsucesso deram o pontapé inicial na Campanha de Doação de Órgãos no Rio de Janeiro. Elas entraram em campo junto com os jogadores do Flamengo e Sport Recife, no Maracanã, com faixas pedindo que brasileiros doem mais órgãos. A iniciativa tem o apoio do Ministério da Saúde que lançou sua campanha nacional – “Tempo é vida. Doe órgãos. Doe vida. Para ser um doador, avise sua família” – para reduzir a fila de cerca 70 mil pessoas.

A ação visou conscientizar a população para a importância deste gesto de solidariedade que salva vidas. “O evento foi um sucesso. Ao mesmo tempo em que conseguimos fazer a divulgação da Campanha para no mínimo 40 mil pessoas, que foi o público presente no estádio, podemos proporcionar essa satisfação para os nossos pequenos pacientes”, afirmou Dr. Lúcio Pacheco, chefe do Serviço de Transplante Hepático do HGB.

As crianças – com idades entre um e 12 anos – aprovaram a idéia. Para Tatiana Machado Correa, transplantada de fígado, todos devem vestir a camisa da solidariedade e apoiar essa causa. Ela afirmou ainda que a iniciativa também é valida para mostrar que a pessoa pode ter uma vida normal depois da cirurgia e acabar com os preconceitos. Além, dos pacientes, os pais também participaram da Campanha. O pai do transplantado renal Pedro Lopes, de 6 anos, afirmou que são importantes as campanhas sobre doação de órgãos: “O número de transplantes precisa aumentar, porque ainda existem muitas crianças e adultos sofrendo pela espera. Por favor, ajude a salvar vidas, autorize que doem seus órgãos, você vai se sentir gratificado”,  conclui Edvard Lopes.

Dados de transplantes no Rio e no HGB

Segundo a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), mais de 7,4 mil pessoas aguardam por um órgão no estado do Rio de Janeiro. O Hospital Geral de Bonsucesso, que realiza campanhas anualmente, é referência em transplantes, sendo o segundo na área renal e o quarto de fígado em todo o país.

A Unidade de Transplante Renal do HGB funciona há 27 anos e já realizou 1.483 transplantes até setembro deste ano. O Serviço de Transplante Hepático do HGB iniciou suas atividades há seis anos e já fez 302 cirurgias. Atualmente, o Hospital é o único no Estado que faz transplante de fígado e rim infantil, além de ser um dos três centros no Brasil que realiza esta cirurgia hepática em crianças abaixo de 10kg.

Voltar

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

05/04/2019 - NOTA ABERTA À POPULAÇÃO

30/11/2018 - PREOCUPAÇÃO COM A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

09/11/2018 - DOAÇÃO DE SANGUE NO HFB

09/11/2018 - Novembro Azul conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata.

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
349221 visitantes