HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

10/13/2008

Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional

Por Thiago Ribeiro

O Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional é comemorado em 13 de outubro. A data surgiu com a regulamentação das duas profissões no ano de 1969. Muito importantes no processo de reabilitação humana, o fisioterapeuta e o terapeuta ocupacional oferecem melhorias à qualidade de vida do paciente.

A Fisioterapia estuda, diagnostica, previne e trata os distúrbios da cinesia humana em órgãos e sistemas do corpo humano, atuando nas mais diferentes áreas e disfunções, com técnicas e abordagens específicas.

 

Já a terapia ocupacional é o campo de conhecimento e de intervenção em saúde, na educação e na esfera social que reúne tecnologias orientadas para a autonomia de pessoas que apresentam dificuldades na inserção à participação na vida social. O profissional pode atuar em várias problemáticas específicas como físicas, sensoriais, psicológicas, mentais e sociais.

 

Atualmente, o Hospital Geral de Bonsucesso (HGB) conta com uma equipe de 28 fisioterapeutas, sob coordenação do Dr. José Maria Gonçalves Neto. A unidade possui também três terapeutas ocupacionais.

 

Saiba como é o trabalho do fisioterapeuta e do terapeuta ocupacional

 

O fisioterapeuta atua em consultórios, clínicas, centros de reabilitação, asilos, escolas, clubes, academias, residências, hospitais, empresas, unidades básicas ou especializadas de saúde, pesquisas, entre outros. Suas especialidades são: fisioterapia neuro funcional, respiratória, traumato-ortopédica funcional, acupuntura, esportiva, osteopatia e quiropraxia.

 

O terapeuta ocupacional pode exercer sua função em uma variedade de lugares, como clínicas e centros de reabilitação, hospitais gerais, maternidades, creches, escolas, asilos, postos de saúde, empresas e projetos sociais. O profissional atende pessoas com disfunções neurológicas, com condições incapacitantes ou degenerativas, com disfunções motoras, relacionadas ao trabalho, com condições pediátricas incapacitantes ou que apresentam transtornos mentais.  

 

Fontes:

http://pt.wikipedia.org   

http://www.coffito.org.br

Voltar

21/04/2019 - INAUGURAÇÃO DE SERVIÇO

21/04/2019 - COLOCAÇÃO DE PRÓTESE FONATÓRIA

21/04/2019 - DIA DO OBSTETRA

21/04/2019 - AÇÃO INTEGRADA PARA HOSPITAIS FEDERAIS

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
336487 visitantes