HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

10/16/2008

HGB abre o Encontro de Terapia Ocupacional

Por Thaís Martinelli

Thaís Martinelli


Em comemoração ao Dia do Terapeuta Ocupacional, 13 de outubro, três unidade de saúde federais realizaram juntas o Encontro de Terapia Ocupacional dos Hospitais HGB, HSE e INC. No dia 14, o evento foi aberto no Hospital Geral de Bonsucesso (HGB).

 

Segundo Lúcia Quinta, terapeuta ocupacional e coordenadora do Grupo Técnico de Humanização (GTH) do HGB, o objetivo do evento é fazer com que a área de Terapia Ocupacional seja conhecida e entendida pelos profissionais destas unidades federais.

 

Com o tema “Processo de Construção Coletiva em Terapia Ocupacional”, abriram o evento no HGB: a diretora-geral, Dra. Sandra Azevedo; a diretora médico-assistencial da Unidade, Dra. Lívia Frankenfeld; o assessor da Direção, Dr. Moysés Rechtman; a responsável pelo Serviço de Psicologia e membro do Grupo Técnico de Humanização, Márcia Natal; Lúcia Quinta e a representante da Associação dos Terapeutas Ocupacionais do Estado do Rio de Janeiro (Atoerj), Paula Amaral.

 

Direção apóia a Terapia Ocupacional

 

“O HGB é um hospital vivo, que está sempre buscando coisas novas. A área de Terapia Ocupacional precisa de uma maior visibilidade. É muito bom poder participar destes eventos e o fato deste ser em várias unidades potencializa ainda mais”, disse a Dra. Lívia.

 

Para a diretora-geral da Unidade, Dra. Sandra, saúde é o bem estar físico, psíquico e social. “Sou do tempo em que no HGB só havia um fisioterapeuta. Depois de batalharem por seu espaço podemos ver o desenvolvimento do Serviço e a Terapia Ocupacional também vem buscando o seu espaço”, disse a diretora. Além disso, ela parabenizou a iniciativa e o trabalho da terapeuta Lúcia, ressaltou a importância do Dr. Moysés, que sempre pensa no coletivo e coloca o paciente como protagonista, e ressaltou que apoiará todas as iniciativas levadas à Direção.

 

Profissionais falam sobre trabalho realizado nas unidades

 

Na segunda Mesa: “Ações de Terapia Ocupacional nas Unidades Hospitalares”, as terapeutas Cibele Magalhães do Instituto Nacional de Cardiologia (INC), Maria Lúcia, Rejane Laeta, Lília Roberto e Maria Edilene Vicente Lopes, todas do HSE, e Ana Maria Caetano do HGB fizeram apresentações do trabalho realizado nas Unidades. Foram destacadas as atividades realizadas nas seguintes áreas: Cardiologia do INC; a Nefrologia, a Gerontologia, o Ambulatório, a Neurologia, a Neurocirurgia do HSE; e o Ambulatório APRENDER do HGB.

 

Em seguida, houve debate e apresentação das propostas resultantes do evento, tais como: a marca da Terapia Ocupacional no HGB, a amplitude da especialidade e as diversas clínicas em que ainda pode atuar. Além disso, foram expostos os instrumentos utilizados, o protocolo, a interdisciplinaridade, o apoio da Direção do HGB, a humanização dos atendimentos, o reconhecimento de outros profissionais da área de saúde e a necessidade de marcar a sua especificidade e a identidade.

 

No dia 21 de novembro o encontro será no Instituto Nacional de Cardiologia (INC) e no dia 5 de dezembro no Hospital dos Servidores do Estado (HSE).   

 

Voltar

21/04/2019 - INAUGURAÇÃO DE SERVIÇO

21/04/2019 - COLOCAÇÃO DE PRÓTESE FONATÓRIA

21/04/2019 - DIA DO OBSTETRA

21/04/2019 - AÇÃO INTEGRADA PARA HOSPITAIS FEDERAIS

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
336824 visitantes