HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

11/005/2008

HGB ganha prêmio Visibilidade de Política Social

Por Ana Elisa Moraes

Ana Elisa Moraes


O HGB conquistou pelo segundo ano consecutivo o Prêmio Visibilidade das Políticas Sociais e do Serviço Social, promovido pelo Conselho Regional de Serviço Social do Rio de Janeiro. A Unidade, nas duas edições realizadas até este ano, ganhou a segunda colocação. No evento realizado no último dia 31, no Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do RJ, o prêmio foi de R$ 600,00, certificado e troféu.

O objetivo foi premiar equipes de Serviço Social e profissionais cujas experiências de trabalho ou ação específica contribuam para uma visibilidade adequada da profissão. Neste ano, a Unidade concorreu com o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Atenção à Criança e ao Adolescente Vitimizados (NACAV) entre os anos de 2002 e 2005.

Sobre o NACAV

A equipe multiprofissional do NACAV destacou conceitos gerais e históricos dos diferentes tipos de violência intrafamiliar - física, sexual e psicológica - praticados contra crianças e adolescentes, além de negligências. Na formação do grupo, constaram as áreas de Assistência Social, Atenção Comunitária, Enfermagem, Ginecologia, Ortopedia, Pediatria e Psicologia.

Durante a execução do Núcleo, as situações identificadas ou suspeitas levantadas por profissionais de qualquer setor eram encaminhadas ao NACAV. Quando confirmada a suspeita de violência, havia classificação da gravidade e encaminhamento do caso ao Conselho Titular e ao Juizado da Infância e da Juventude próximos à residência da criança vitimada. “Através do relatório da equipe, eram sugeridas propostas de curto e médio prazo para a situação de risco observada”, justificou Luzia Magalhães, assistente social do HGB e uma das coordenadoras do Núcleo.

Luzia explica que a violência é um fenômeno gerado pelos processos sociais que levam pessoas, grupos, instituições a se agredirem mutuamente, se dominarem, a tomarem a vida à força, ao psiquismo, aos bens e ao patrimônio alheio. “Apoiada na estrutura sócio-econômica, cultural e política das sociedades, a violência se manifesta nas relações de dominação exercidas por grupos conforme a sua etnia, classe social, gênero e geração a que pertencem.

Casos como fratura de crânio, falência de órgãos sem explicação clínica pode estar relacionada à violência doméstica”, comentou a assistente social. Luzia lembra que recidiva de doenças, que segundo as orientações médicas estariam estabilizadas, pode estar relacionada a essa violência.

Participação do NACAV em eventos internos e externos

No HGB, em 2005, o Núcleo realizou uma sensibilização onde foram abordados casos registrados de violência contra a criança. Em 2003, promoveu a I Jornada de Atendimento à Criança e ao Adolescente Vítimas de Violência Intrafamiliar. Na Semana da Criança, em 2002, o grupo também participou do evento através da palestra sobre Maus Tratos.

Em 2004, no XI Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, em Fortaleza (CE), foi relatado o caso de violência fatal com um bebê de dois meses de idade. O aspecto social e econômico da família, os fatores de risco, a metodologia de atendimento, entre outros foram identificados no trabalho apresentado.

A proposta do grupo é que o trabalho seja retomado devido à necessidade dele no HGB. Participaram da equipe do NACAV, por ordem alfabética: Ana Lúcia Fires Pereira, Ângela Petersohn da Silva Paes, Carmen Lúcia Athaíde, César Barbosa Gonçalves e Luzia Magalhães Cardoso. Além de Márcia Natal Batista Abreu, Márcio Barbosa Godinho, Maria Ivaneide Pinho de Souza, Sandra de Morais Pereira e Teresa Jesus de Oliveira.

Voltar

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

05/04/2019 - NOTA ABERTA À POPULAÇÃO

30/11/2018 - PREOCUPAÇÃO COM A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

09/11/2018 - DOAÇÃO DE SANGUE NO HFB

09/11/2018 - Novembro Azul conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata.

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
285154 visitantes